Caros leitores,
para quem tiver saco pra ler este artigo,
e todo cidadão devia, já que o que aqui relato
faz parte da NOSSA cobrança por nossos direitos,
que DEVIAM nos ser assegurados pela Constituição
Brasileira, conforme está escrito nela e já divulguei neste blogue,
vou descrever a continuação do que relatei nos artigos anteriores.
Pois bem, depois de tudo que descrevi de minhas ligações
para a BrTurbo e BrasilTelecom,
DE NOVO, depois de eu ter cancelado o serviço de antivirus
que JÁ TINHA SIDO embutido na minha conta
sem ter sido pedido,
DE NOVO, o serviço JÁ CANCELADO
está sendo COBRADO DE NOVO
na conta DESTE MÊS!
Depois de muito argumentar com a atendente hoje
da BrTurbo, por sinal a atendente de hoje foi uma pessoa
simpática e sensata, ela me disse que a BrTurbo
faz SIM RESSARCIMENTO DE COBRANÇAS INDEVIDAS,
exatamente o contrário do que me tinha afirmado
a atendente anterior no dia 14 de abril.
E que um procedimento para isso (NEGADO PELA ATENDENTE ANTERIOR,
QUE GARANTIU QUE A EMPRESA NÃO FAZ ISSO, criando uma briga entre
cliente e empresa), que é um protocolo
de retificação, foi registrado hoje, pela atendente ***,
sob o código D56271CABE.
Ela me disse que a empresa dará uma resposta sobre o
problema em 3 dias (ligarei no dia 10/05).
Notem bem: eu não estou afirmando que a atendente de hoje
está correta e a da outra vez não, apenas estou ressaltando
o fato de que
HÁ CONTRADIÇÃO NO PROCEDIMENTO DE ATENDIMENTO
AO CLIENTE.
E a BrTurbo precisa saber disso, pois seus dirigentes precisam
saber quem andam contratando e como estão treinando seus funcionários.
Agora, eles que devem saber mesmo se esses problemas são oriundos
de funcionários insatisfeitos com o ambiente de trabalho,
ou se é política da empresa tratar seus clientes de forma
contraditória para deixá-los LOUCOS!
A questão para mim se resume ao seguinte: lutar pelos meus direitos.
Podem me chamar de mesquinho ou pobre, por requerer o ressarcimento de meros R$ 7,90 por 3 meses (mas quando você estiver desempregado,
você vai ver que R$7,90 paga um belo almoço, aquele que você não vai comer hoje!).
A questão não é esta.
A questão é:
DE QUANTOS CLIENTES ESTÃO SENDO FEITAS ESSAS COBRANÇAS INDEVIDAS E POR QUANTO TEMPO?
Uma coisa é uma empresa "errar" com 1 cliente 1 vez,
outra bem diferente é "errar" com, hipoteticamente,
500 mil clientes várias vezes.
Não afirmo que isso seja o caso aqui,
mas afirmo que está acontecendo comigo.
E não é a primeira vez que isso acontece no âmbito da BrasilTelecom,
já que cancelei uma linha anteriormente por problemas semelhantes.
(Aliás, o problema começou desde o tempo da CRT, que me vendeu
uma linha sem haver disponibilidade para tal, e passou mais de 6
meses me enrolando até me dizerem que não tinham linha disponível;
que foi quando entrei com um processo no PROCON contra eles,
e eles tiveram que desativar linhas de telefones públicos para fazer as
instalações nas residências, que eu não fui o único prejudicado.)
Voltando então às contas sobre cobranças indevidas:
multipliquemos os R$ 7,90 por 500.000 e verão o tamanho
da fortuna que PODE SER amealhada através de cobranças indevidas.
O que podemos fazer é NUNCA DEIXAR PASSAR COISAS DESSE TIPO
EM BRANCO, ENCHER O SACO DAS EMPRESAS POR QUALQUER 5 CENTAVOS QUE COBREM A MAIS DE FORMA INDEVIDA.
O filme Ghost trata de um problema assim: um funcionário de instituição
financeira desvia alguns centavos de milhares de clientes,
um golpe praticamente imperceptível,
pois a maioria absoluta das pessoas não vai reclamar
de 5 centavos debitados de suas contas.
Por isso ele assassina o colega que descobre o golpe.
Enquanto isso, alguém está enchendo os bolsos.
A pergunta é: QUEM?
Esta resposta ninguém sabe, pois a maioria não reclama,
nem a polícia investiga, e os legisladores
deste país estão ocupados demais em viagens internacionais
para se dedicarem a fazer algo pela nação.
Mas a resposta sobre QUEM paga essas contas,
certamente TODOS SABEM:
SEMPRE É O CONTRIBUINTE, O CLIENTE, O COMPRADOR!
***
p.s. o mais curioso de tudo: depois de finalmente eu encontrar um atendente
da BrasilTelecom que me tratou com todo o respeito, cordialidade e paciência, um cidadão chamado Rubens, que me explicou toda a questão
e me ensinou como buscar meus direitos junto à BrTurbo,
passei para o setor de pesquisa de satisfação de clientes.
Mas aí, passei 5 MINUTOS (MARCADOS NO RELÓGIO) OUVINDO MÚSICA
E NINGUÉM ME ATENDEU PARA EU PARABENIZAR O ATENDIMENTO DE UM FUNCIONÁRIO!
E depois eu liguei de novo, pra pedir uma mudança de planos,
convencido pelo Rubens a continuar com o serviço (pois eu pretendia
cancelar também a linha telefônica),
e DE NOVO PASSEI 5 MINUTOS OUVINDO MÚSICA E NADA!
Acho que não é só Brasília que tem SETORES FANTASMAS em seus domínios!
Que fique mais uma vez registrado que há um cidadão chamado Rubens
na BrasilTelecom que é sensato e respeitoso!
Como eu disse a ele, faz muito tempo que alguém não me atende assim
por telefone. O mesmo eu disse pra moça da BrTurbo.
Mas eles são EXCEÇÕES ABSOLUTAS DENTRO DESSE DESERTO
DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO.
E só mais uma coisinha, pra saberem que sou chato mesmo:
não há uma lei que limite a espera de atendimento a 1 minuto?
Ou é só em São Paulo?
***
(Atualização do caso em 22/02/2011: um amigo me alertou que o limite de espera em 1 minuto tem alcance nacional; mas eu mesmo já liguei 2 vezes para a ANATEL para reclamar desses problemas e esperei MAIS de 5 minutos em cada vez e não fui atendido!
Se eles duvidarem, eu dou meu número de telefone e eles que confiram o registro de chamadas, para ver o deboche que esse órgão faz com aqueles a quem eles deviam proteger.
Com um órgão fiscalizador desses, estamos num mato sem cachorro. É cada um por si.
Falando nisso, como este caso foi adiante e eu cancelei a linha da BrTlcom/Oi, junto com a internet, e houve vários problemas, que não foram resolvidos via Procon, reuni toda a papelada e estou entrando na Justiça contra a BrasilTelecom, já que eles não aceitaram nenhum tipo de negociação em nenhum nível, dizendo que nenhuma decisão da Justiça está acima de uma regra da Anatel.
Imagina, a Anatel não cumpre nem suas próprias regras, veja lá o que manda a Justiça. Mas, uma hora isso vai acabar, pois, a exemplo de muitos outros cidadãos, eu vou até o fim nisso, e não aceito pagar um único centavo a mais do que devo e vou cobrar o que me foi tirado.)