A Mercer, empresa de consultoria, realizou outra pesquisa, desta vez para elaborar o ranking das 50 cidades mais ecologicamente corretas.
Os critérios para isso foram: disponibilidade de água, potabilidade da água, remoção de lixo, esgoto, poluição do ar e congestionamento do tráfego.
A cidade base para a pesquisa foi Nova Iorque, que recebeu o índice 100.
Apresento abaixo a lista das 10 cidades mais ecologicamente corretas (para ver a lista das 50, clique aqui).
De novo, não vi nenhuma cidade brasileira. Se você vir alguma na lista das 50, por favor, me diga. Posso estar com problema de vista!
Posicão – cidade – país
1 Calgary – Canadá
2 Honolulu – Estados Unidos
3 Ottawa - Canadá
4 Helsinki – Finlândia
5 Wellington – Nova Zelândia
6 Minneapolis – Estados Unidos
7 Adelaide – Austrália
8 Copenhagen - Dinamarca
9 Kobe - Japão
10 Oslo - Noruega
sábado, 29 de janeiro de 2011
As 10 cidades com melhor qualidade de vida no mundo
A empresa de consultoria Mercer realizou uma pesquisa sobre as cidades com melhor qualidade vida no planeta e formulou uma listagem com as 50 melhores cidades (se você pensou no Brasil, a resposta é previsível: não há nenhuma cidade brasileira nessa lista).
Dessas, publico as dez primeiras, citando a posição, o nome e o país onde se localizam. Para ver a lista completa, confira o artigo da Mercer aqui.
Posição - Cidade - País
1 Viena - Áustria
2 Zurique - Suíça
3 Genebra – Suíça
4 Vancouver - Canadá
4 Auckland – Nova Zelândia
6 Dusseldorf – Alemanha
7 Frankfurt - Alemanha
7 Munique - Alemanha
9 Berna - Suíça
10 Sydney - Austrália
Dessas, publico as dez primeiras, citando a posição, o nome e o país onde se localizam. Para ver a lista completa, confira o artigo da Mercer aqui.
Posição - Cidade - País
1 Viena - Áustria
2 Zurique - Suíça
3 Genebra – Suíça
4 Vancouver - Canadá
4 Auckland – Nova Zelândia
6 Dusseldorf – Alemanha
7 Frankfurt - Alemanha
7 Munique - Alemanha
9 Berna - Suíça
10 Sydney - Austrália
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Academia divulga lista dos indicados ao Oscar 2011
Veja abaixo a lista completa dos indicados ao Oscar 2011 divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
O Discurso do Rei lidera as indicações, com 12, depois vem Bravura Indômita com 10, e A Rede Social e A Origem com 8).
O documentário brasileiro Lixo Extraordinário foi indicado nessa categoria.
Melhor filme:
- “A rede social”
- “O discurso do rei”
- “Cisne negro”
- “O vencedor”
- “A origem”
- “Toy Story 3”
- “Bravura indômita”
- “Minhas mães e meu pai”
- “127 horas”
- “Inverno da alma”
Melhor diretor:
- David Fincher – “A rede social”
- Tom Hooper – “O discurso do rei”
- Darren Aronofsky – “Cisne negro”
- Joel e Ethan Coen – “Bravura indômita”
- David O. Russell – “O vencedor”
Melhor ator:
- Jesse Eisenberg – “A rede social”
- Colin Firth – “O discurso do rei”
- James Franco – “127 horas”
- Jeff Bridges – “Bravura indômita”
- Javier Bardem – “Biutiful”
Melhor atriz:
- Annette Bening – “Minhas mães e meu pai”
- Natalie Portman – “Cisne negro”
- Nicole Kidman - “Rabbit hole”
- Michelle Williams - “Blue valentine”
- Jennifer Lawrence - “Inverno da alma”
Melhor ator coadjuvante:
- Mark Ruffalo – “Minhas mães e meu pai”
- Geoffrey Rush – “O discurso do rei”
- Christian Bale – “O vencedor”
- Jeremy Renner – “Atração perigosa”
- John Hawkes – "Inverno da alma"
Melhor atriz coadjuvante:
- Helena Bonham Carter – “O discurso do rei”
- Melissa Leo – “O vencedor”
- Amy Adams – “O vencedor”
- Hailee Steinfeld – “Bravura indômita”
- Jacki Weaver - “Reino animal”
Melhor roteiro original:
- “Cisne negro”
- “Minhas mães e meu pai”
- “O vencedor”
- “A origem”
- “O discurso do rei”
Melhor roteiro adaptado:
- “A rede social”
- “127 horas”
- “Bravura indômita”
- “Toy Story 3”
- "Inverno da alma"
Melhor longa-metragem de animação:
- "Como treinar o seu dragão"
- "O mágico"
- "Toy Story 3"
Melhor direção de arte:
- "Alice no País das Maravilhas"
- "Harry Potter e as relíquias da morte - Parte 1"
- "A origem"
- "O discurso do rei"
- "Bravura indômita"
Melhor fotografia
- "Cisne negro"
- "A origem"
- "O discurso do rei"
- "A rede social"
- "Bravura indômita"
Melhor figurino
- "Alice no País das Maravilhas"
- "I am love"
- "O discurso do rei"
- "Bravura indômita"
- "The tempest"
Melhor documentário (longa-metragem)
- "Exit through the gift shop"
- "Gasland"
- "Inside job"
- "Restrepo"
- "Lixo extraordinário" (Brasileiro)
Veja o trailer oficial:
Melhor documentário (curta-metragem)
- "Killing in the name"
- "Poster girl"
- "Strangers no more"
- "Sun come up"
- "The warriors of Qiugang"
Melhor edição
- "Cisne negro"
- "O vencedor"
- "O discurso do rei"
- "127 horas"
- "A rede social"
Melhor filme de língua estrangeira
- "Biutiful"(México)
- "Dogtooth" (Grécia)
- "In a better world" (Dinamarca)
- "Incendies" (Canadá)
- "Outside the law" (Argélia)
Melhor trilha sonora original
- "Como treinar seu dragão" - John Powell
- "A origem" - Hans Zimmer
- "O discurso do rei" - Alexandre Desplat
- "127 horas" - A.R. Rahman
- "A rede social" - Trent Reznor e Atticus Ross
Melhor canção original
- "Coming home", de "Country Strong"
- "I see the light", de "Enrolados"
- "If I rise", de "127 horas"
- "We belong together", de "Toy Story 3"
Melhor curta-metragem
- "The confession"
- "The crush"
- "God of love"
- "Na wewe"
- "Wish 143"
Melhor curta-metragem de animação
- "Day & night"
- "The gruffalo"
- "Let's pollute"
- "The lost thing"
- "Madagascar, carnet de voyage"
Melhor edição de som
- "A origem"
- "Toy Story 3"
- "Tron: o legado"
- "Bravura indômita"
- "Incontrolável"
Melhor mixagem de som
- "A origem"
- "O discurso do rei"
- "Salt"
- "A rede social"
- "Bravura indômita"
Melhores efeitos visuais
- "Alice no País das Maravilhas"
- Harry Potter e as relíquias da morte - Parte 1"
- "Além da vida"
- "A origem"
- "O Homem de Ferro 2"
***
A cerimônia de entrega do Oscar acontecerá no dia 27 de fevereiro, no Teatro Kodak, em Los Angeles, e terá a apresentação de James Franco e Anne Hathaway nesta 83a. edição.
Via G1.
O Discurso do Rei lidera as indicações, com 12, depois vem Bravura Indômita com 10, e A Rede Social e A Origem com 8).
O documentário brasileiro Lixo Extraordinário foi indicado nessa categoria.
Melhor filme:
- “A rede social”
- “O discurso do rei”
- “Cisne negro”
- “O vencedor”
- “A origem”
- “Toy Story 3”
- “Bravura indômita”
- “Minhas mães e meu pai”
- “127 horas”
- “Inverno da alma”
Melhor diretor:
- David Fincher – “A rede social”
- Tom Hooper – “O discurso do rei”
- Darren Aronofsky – “Cisne negro”
- Joel e Ethan Coen – “Bravura indômita”
- David O. Russell – “O vencedor”
Melhor ator:
- Jesse Eisenberg – “A rede social”
- Colin Firth – “O discurso do rei”
- James Franco – “127 horas”
- Jeff Bridges – “Bravura indômita”
- Javier Bardem – “Biutiful”
Melhor atriz:
- Annette Bening – “Minhas mães e meu pai”
- Natalie Portman – “Cisne negro”
- Nicole Kidman - “Rabbit hole”
- Michelle Williams - “Blue valentine”
- Jennifer Lawrence - “Inverno da alma”
Melhor ator coadjuvante:
- Mark Ruffalo – “Minhas mães e meu pai”
- Geoffrey Rush – “O discurso do rei”
- Christian Bale – “O vencedor”
- Jeremy Renner – “Atração perigosa”
- John Hawkes – "Inverno da alma"
Melhor atriz coadjuvante:
- Helena Bonham Carter – “O discurso do rei”
- Melissa Leo – “O vencedor”
- Amy Adams – “O vencedor”
- Hailee Steinfeld – “Bravura indômita”
- Jacki Weaver - “Reino animal”
Melhor roteiro original:
- “Cisne negro”
- “Minhas mães e meu pai”
- “O vencedor”
- “A origem”
- “O discurso do rei”
Melhor roteiro adaptado:
- “A rede social”
- “127 horas”
- “Bravura indômita”
- “Toy Story 3”
- "Inverno da alma"
Melhor longa-metragem de animação:
- "Como treinar o seu dragão"
- "O mágico"
- "Toy Story 3"
Melhor direção de arte:
- "Alice no País das Maravilhas"
- "Harry Potter e as relíquias da morte - Parte 1"
- "A origem"
- "O discurso do rei"
- "Bravura indômita"
Melhor fotografia
- "Cisne negro"
- "A origem"
- "O discurso do rei"
- "A rede social"
- "Bravura indômita"
Melhor figurino
- "Alice no País das Maravilhas"
- "I am love"
- "O discurso do rei"
- "Bravura indômita"
- "The tempest"
Melhor documentário (longa-metragem)
- "Exit through the gift shop"
- "Gasland"
- "Inside job"
- "Restrepo"
- "Lixo extraordinário" (Brasileiro)
Veja o trailer oficial:
Melhor documentário (curta-metragem)
- "Killing in the name"
- "Poster girl"
- "Strangers no more"
- "Sun come up"
- "The warriors of Qiugang"
Melhor edição
- "Cisne negro"
- "O vencedor"
- "O discurso do rei"
- "127 horas"
- "A rede social"
Melhor filme de língua estrangeira
- "Biutiful"(México)
- "Dogtooth" (Grécia)
- "In a better world" (Dinamarca)
- "Incendies" (Canadá)
- "Outside the law" (Argélia)
Melhor trilha sonora original
- "Como treinar seu dragão" - John Powell
- "A origem" - Hans Zimmer
- "O discurso do rei" - Alexandre Desplat
- "127 horas" - A.R. Rahman
- "A rede social" - Trent Reznor e Atticus Ross
Melhor canção original
- "Coming home", de "Country Strong"
- "I see the light", de "Enrolados"
- "If I rise", de "127 horas"
- "We belong together", de "Toy Story 3"
Melhor curta-metragem
- "The confession"
- "The crush"
- "God of love"
- "Na wewe"
- "Wish 143"
Melhor curta-metragem de animação
- "Day & night"
- "The gruffalo"
- "Let's pollute"
- "The lost thing"
- "Madagascar, carnet de voyage"
Melhor edição de som
- "A origem"
- "Toy Story 3"
- "Tron: o legado"
- "Bravura indômita"
- "Incontrolável"
Melhor mixagem de som
- "A origem"
- "O discurso do rei"
- "Salt"
- "A rede social"
- "Bravura indômita"
Melhores efeitos visuais
- "Alice no País das Maravilhas"
- Harry Potter e as relíquias da morte - Parte 1"
- "Além da vida"
- "A origem"
- "O Homem de Ferro 2"
***
A cerimônia de entrega do Oscar acontecerá no dia 27 de fevereiro, no Teatro Kodak, em Los Angeles, e terá a apresentação de James Franco e Anne Hathaway nesta 83a. edição.
Via G1.
domingo, 23 de janeiro de 2011
Palestra sobre Direito e Internet
Palestra de Marcel Leonardi na CPBR2011.
***
Embora muita gente acredite piamente e tenha tentado me convencer disso,
inclusive funcionários especializados das próprias empresas,
que grandes empresas podem infringir a Lei sem correr nenhum risco e que os clientes/consumidores podem ser tratados como se não tivessem NENHUM direito em suas reclamações por atos mal feitos ou indevidos dessas empresas, e por isso esses mesmos funcionários aconselham que nenhuma ação seja tomada contra essas empresas (e já ouvi isso de advogados, por incrível que pareça!), a prova de que isso não é verdadeiro é que toda vez que um cliente toma a atitude de ao menos levar o caso ao Procon, as empresas começam a recuar.
Ou seja, não é tão simples assim, e a crença de que grandes empresas podem fazer o que bem entenderem SEMPRE, se colocando acima da Lei, é apenas uma crença, e mais dia menos dia, as coisas mudam. Mesmo quando a própria ANATEL "atropela" a Lei para beneficiar certas empresas.
Algo pode ser feito, e finalmente ouço um advogado falar isso claramente (vergonha aos profissionais que falam o contrário, e parabéns aos que honram sua profissão), e por isso jamais abdicarei de brigar pelos meus direitos de cidadão ou cliente/consumidor, porque isso é uma questão de honra para mim, mesmo que para algumas grandes empresas honra possivelmente não esteja em sua lista de prioridades, pela maneira desleixada (pra ser educado) com que tratam seus próprios clientes, como já cansei de escrever aqui sobre o meu caso com a BrasilTelecom/Oi (exatamente a empresa a ser beneficiada pela Anatel no caso do artigo citado acima), que se arrasta desde setembro de 2009 (mas foi só falar a palavrinha mágica Procon que eles começaram a se coçar).
Afinal, já ganhei dois embates com operadoras de telefonia
(a CRT me vendeu uma linha que não existia, levei pro Procon, e isso foi providenciado rapidinho;
e a BrasilTelecom tinha me cobrado faturas indevidas numa linha anterior após o cancelamento da mesma, caso rapidamente resolvido depois que comecei a gritar pela polícia dentro do escritório deles na Salgado Filho e dezenas de pessoas ensaiaram fazer o mesmo), por que não ganharia um terceiro, em que querem que eu pague um mês de serviço telefônico que foi BLOQUEADO SEM AVISO?
Eu, pagar por DOIS erros consecutivos DELES? Nem morto. O meu erro eu paguei, uma conta atrasada.
Mas a LEI diz que não se pode bloquear uma linha telefônica SEM AVISO! Bem, eles devem adorar propaganda negativa!
Como digo aos amigos: eu não guardo rancor! Vomito-o!
Sem falar no que pode acontecer em 2012, em que uma descarga de radiação eletromagnética solar poderia destruir toda a rede elétrica da superfície do planeta, e consequentemente qualquer "forma de rádio-comunicação" (fora a energia negativa emitida contra quem não se importa de ter boa reputação entre consumidores; não devem estar precisando).
Como dizia Shakespeare, há mais coisas entre o Céu e a Terra do que pode imaginar nossa vã filosofia.
Ou, como diria um cantador popular: "Não há quem cuspa pra cima que não lhe caia na cara". Eu sei bem o que estou cuspindo, mesmo quando cuspo marimbondos!
Ele é advogado em São Paulo, especializado em Internet, software e direito empresarial, é professor dos cursos de pós-graduação em Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), assessor científico da FAPESP e autor de obras jurídicas sobre Internet (via campusparty).
***
Embora muita gente acredite piamente e tenha tentado me convencer disso,
inclusive funcionários especializados das próprias empresas,
que grandes empresas podem infringir a Lei sem correr nenhum risco e que os clientes/consumidores podem ser tratados como se não tivessem NENHUM direito em suas reclamações por atos mal feitos ou indevidos dessas empresas, e por isso esses mesmos funcionários aconselham que nenhuma ação seja tomada contra essas empresas (e já ouvi isso de advogados, por incrível que pareça!), a prova de que isso não é verdadeiro é que toda vez que um cliente toma a atitude de ao menos levar o caso ao Procon, as empresas começam a recuar.
Ou seja, não é tão simples assim, e a crença de que grandes empresas podem fazer o que bem entenderem SEMPRE, se colocando acima da Lei, é apenas uma crença, e mais dia menos dia, as coisas mudam. Mesmo quando a própria ANATEL "atropela" a Lei para beneficiar certas empresas.
Algo pode ser feito, e finalmente ouço um advogado falar isso claramente (vergonha aos profissionais que falam o contrário, e parabéns aos que honram sua profissão), e por isso jamais abdicarei de brigar pelos meus direitos de cidadão ou cliente/consumidor, porque isso é uma questão de honra para mim, mesmo que para algumas grandes empresas honra possivelmente não esteja em sua lista de prioridades, pela maneira desleixada (pra ser educado) com que tratam seus próprios clientes, como já cansei de escrever aqui sobre o meu caso com a BrasilTelecom/Oi (exatamente a empresa a ser beneficiada pela Anatel no caso do artigo citado acima), que se arrasta desde setembro de 2009 (mas foi só falar a palavrinha mágica Procon que eles começaram a se coçar).
Afinal, já ganhei dois embates com operadoras de telefonia
(a CRT me vendeu uma linha que não existia, levei pro Procon, e isso foi providenciado rapidinho;
e a BrasilTelecom tinha me cobrado faturas indevidas numa linha anterior após o cancelamento da mesma, caso rapidamente resolvido depois que comecei a gritar pela polícia dentro do escritório deles na Salgado Filho e dezenas de pessoas ensaiaram fazer o mesmo), por que não ganharia um terceiro, em que querem que eu pague um mês de serviço telefônico que foi BLOQUEADO SEM AVISO?
Eu, pagar por DOIS erros consecutivos DELES? Nem morto. O meu erro eu paguei, uma conta atrasada.
Mas a LEI diz que não se pode bloquear uma linha telefônica SEM AVISO! Bem, eles devem adorar propaganda negativa!
Como digo aos amigos: eu não guardo rancor! Vomito-o!
Sem falar no que pode acontecer em 2012, em que uma descarga de radiação eletromagnética solar poderia destruir toda a rede elétrica da superfície do planeta, e consequentemente qualquer "forma de rádio-comunicação" (fora a energia negativa emitida contra quem não se importa de ter boa reputação entre consumidores; não devem estar precisando).
Como dizia Shakespeare, há mais coisas entre o Céu e a Terra do que pode imaginar nossa vã filosofia.
Ou, como diria um cantador popular: "Não há quem cuspa pra cima que não lhe caia na cara". Eu sei bem o que estou cuspindo, mesmo quando cuspo marimbondos!
sábado, 15 de janeiro de 2011
Manifestação pela melhoria do transporte público em Porto Alegre
Ontem, numa parada de ônibus, percebi no chão um protesto bem criativo contra o TRI, o Transporte Integrado de Porto Alegre, que é feito através de bilhetagem eletrônica.
Os dizeres são: "TRI: Transporte Impossível / TRI caro / TRI cheio / TRI demorado."
Vejam as imagens que fiz do protesto que foi impresso no piso da calçada:
[gallery]
Os dizeres são: "TRI: Transporte Impossível / TRI caro / TRI cheio / TRI demorado."
Vejam as imagens que fiz do protesto que foi impresso no piso da calçada:
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domingo, 2 de janeiro de 2011
5 filmes imperdíveis sobre desordens mentais
Estes cinco filmes retratam com sinceridade pessoas com distúrbios mentais e os tratamentos aplicados a elas.
Algumas das histórias possuem seres humanos de grande alma, que fazem tudo para ajudar quem sofre de sérias desordens mentais e precisa de amizade e carinho para levar uma vida humanamente digna.
Não vou discutir questões técnicas sobre as películas. Apenas aponto essas obras porque as considero de alto nível no tratamento de um assunto tão delicado e controverso quanto a loucura humana.
Gostaria de tecer comentários sobre essas histórias, mas infelizmente isso atrapalharia quem fosse ver qualquer um dos filmes pela primeira vez, principalmente com relação a Ilha do Medo e Uma Mente Brilhante, que tem roteiros de grande suspense e merecem ser vistos sem nenhuma indicação de como se desenvolvem.
Sintam-se livres para comentar.
Seguem abaixo os dados factuais dos filmes:
Shutter Island, EUA , 2010
Policial / Suspense
Dirigido por:
Martin Scorsese
Com roteiro de:
Laeta Kalogridis, Dennis Lehane
O elenco conta com:
Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Max von Sydow, Michelle Williams, Emily Mortimer, Patricia Clarkson, Jackie Earle Haley, Ted Levine.
Baseado no livro Shutter Island, de Dennis Lehane, de 2003 (em português, Paciente 67, Ed. Companhia das Letras).
A Beautiful Mind, 2001
Dirigido por: Ron Howard.
Com: Russel Crowe, Ed Harris, Jennifer Connelly, Adam Goldberg, Christopher Plummer, Paul Bettany.
Baseado na vida do matemático John Forbes Nash, contada no livro de mesmo nome do filme, escrito por Sylvia Nasar. O filme altera alguns fatos d vida real.
Brasil, 2001.
Diretora: Laís Bodanzky.
Com Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Cássia Kiss, Jairo Mattos, Caco Ciocler, Luis Miranda, Valéria Alencar.
Baseado no livro Canto dos Malditos, de Austregésilo Carrano Bueno.
One Flew Over the Cuckoo's Nest, EUA, 1975.
Dirigido por Milos Forman.
O filme foi adaptado de um romance de Ken Kesey, e produzido por Michael Douglas.
O elenco tem Jack Nicholson, fazendo o personagem principal, Randle Patrick McMurphy, um cara metido a esperto que fnge-se de louco para não ser preso, mas vai parar num hospital psiquiátrico; e Danny DeVito.
(The Soloist, 2009)
Drama dirigido por Joe Wright sobre a história de Nathaniel Ayers, músico que abandona a carreira por causa de desordem mental e vive como mendigo.
Jamie Foxx faz o papel do músico e Robert Downey Jr. faz o jornalista. O filme é baseado no livro de mesmo nome do filme, escrito por Steve Lopez, nome real do jornalista.
Este é um dos melhores filmes que já vi sobre doença mental e como a amizade pode mudar o rumo da vida de alguém com sérios distúbios psicológicos.
Algumas das histórias possuem seres humanos de grande alma, que fazem tudo para ajudar quem sofre de sérias desordens mentais e precisa de amizade e carinho para levar uma vida humanamente digna.
Não vou discutir questões técnicas sobre as películas. Apenas aponto essas obras porque as considero de alto nível no tratamento de um assunto tão delicado e controverso quanto a loucura humana.
Gostaria de tecer comentários sobre essas histórias, mas infelizmente isso atrapalharia quem fosse ver qualquer um dos filmes pela primeira vez, principalmente com relação a Ilha do Medo e Uma Mente Brilhante, que tem roteiros de grande suspense e merecem ser vistos sem nenhuma indicação de como se desenvolvem.
Sintam-se livres para comentar.
Seguem abaixo os dados factuais dos filmes:
Ilha do Medo
Shutter Island, EUA , 2010
Policial / Suspense
Dirigido por:
Martin Scorsese
Com roteiro de:
Laeta Kalogridis, Dennis Lehane
O elenco conta com:
Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Max von Sydow, Michelle Williams, Emily Mortimer, Patricia Clarkson, Jackie Earle Haley, Ted Levine.
Baseado no livro Shutter Island, de Dennis Lehane, de 2003 (em português, Paciente 67, Ed. Companhia das Letras).
Uma Mente Brilhante
A Beautiful Mind, 2001
Dirigido por: Ron Howard.
Com: Russel Crowe, Ed Harris, Jennifer Connelly, Adam Goldberg, Christopher Plummer, Paul Bettany.
Baseado na vida do matemático John Forbes Nash, contada no livro de mesmo nome do filme, escrito por Sylvia Nasar. O filme altera alguns fatos d vida real.
Bicho de 7 Cabeças
Brasil, 2001.
Diretora: Laís Bodanzky.
Com Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Cássia Kiss, Jairo Mattos, Caco Ciocler, Luis Miranda, Valéria Alencar.
Baseado no livro Canto dos Malditos, de Austregésilo Carrano Bueno.
Um Estranho no Ninho
One Flew Over the Cuckoo's Nest, EUA, 1975.
Dirigido por Milos Forman.
O filme foi adaptado de um romance de Ken Kesey, e produzido por Michael Douglas.
O elenco tem Jack Nicholson, fazendo o personagem principal, Randle Patrick McMurphy, um cara metido a esperto que fnge-se de louco para não ser preso, mas vai parar num hospital psiquiátrico; e Danny DeVito.
O Solista
(The Soloist, 2009)
Drama dirigido por Joe Wright sobre a história de Nathaniel Ayers, músico que abandona a carreira por causa de desordem mental e vive como mendigo.
Jamie Foxx faz o papel do músico e Robert Downey Jr. faz o jornalista. O filme é baseado no livro de mesmo nome do filme, escrito por Steve Lopez, nome real do jornalista.
Este é um dos melhores filmes que já vi sobre doença mental e como a amizade pode mudar o rumo da vida de alguém com sérios distúbios psicológicos.
sábado, 25 de dezembro de 2010
270 filmes em 6 minutos!
Um cara remixou cenas de 270 filmes de 2010 em um único vídeo de 6 minutos. Ficou D+!!!
Vejam que máximo (por isso que adoro cinema; infelizmente, o original foi bloqueado pela EMI; insiro este aqui que achei no Youtube):
***
Veja aqui os filmes na ordem em que aparecem no vídeo.
Vejam que máximo (por isso que adoro cinema; infelizmente, o original foi bloqueado pela EMI; insiro este aqui que achei no Youtube):
***
Veja aqui os filmes na ordem em que aparecem no vídeo.
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Oração do procrastinador
Para homenagear a todos nós que deixamos para fazer as coisas sempre na última hora
(estou fazendo este texto no dia 24 de dezembro, à tarde, para poder dar aos meus leitores este presente de Natal que venho adiando desde o início do mês LOL),
publico esta oração do procrastinador (ou protelador, se preferirem, pois ainda não me decidi ehehehe), que é baseada no Procrastinator's Creed de Nigel H. Mendez (encontrei em um de meus livros didáticos de inglês; não é uma tradução literal, é uma adaptação ao nosso contexto cultural):
(estou fazendo este texto no dia 24 de dezembro, à tarde, para poder dar aos meus leitores este presente de Natal que venho adiando desde o início do mês LOL),
publico esta oração do procrastinador (ou protelador, se preferirem, pois ainda não me decidi ehehehe), que é baseada no Procrastinator's Creed de Nigel H. Mendez (encontrei em um de meus livros didáticos de inglês; não é uma tradução literal, é uma adaptação ao nosso contexto cultural):
- Acredito que, se algo vale a pena ser feito, já deve ter sido feito.
- Nunca agirei rápido, exceto para evitar mais trabalho ou encontrar desculpas.
- Nunca iniciarei uma atividade sem antes passar uma eternidade ponderando-a.
- Cumprirei meus prazos na proporção direta dos danos físicos a mim causados se não o fizesse.
- Acredito fielmente que amanhã haverá novas tecnologias, grandes descobertas e certamente uma suspensão de minhas obrigações.
- Acredito piamente que todos os prazos são injustos, independente do tempo concedido para realizar as tarefas.
- Nunca esquecerei que a probabilidade de um milagre, mesmo que milionésima, nunca é zero.
- Se eu não conseguir imediatamente, sempre haverá mais um ano para isso.
- Sempre decidirei não decidir, a menos que, naturalmente, eu mude de ideia.
- Sempre iniciarei, começarei, darei o primeiro passo, e/ou escreverei a primeira palavra quando eu começar a abordar a questão.
- Obedeço a lei das desculpas inversas que diz que quanto maior a tarefa a ser feita, mais insignificante é o trabalho que precisa ser feito anteriormente para iniciar a tarefa maior.
- Eu sei que o ciclo do trabalho não é planejar, começar, terminar, mas esperar, planejar, planejar.
- Nunca deixarei para amanhã o que posso esquecer para sempre.
- Tornarei-me um membro da antiga Ordem das Tartarugas de Duas Cabeças (a Sociedade dos Procrastinadores), se algum dia elas conseguirem criá-la.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Cinco diretores de cinema que admiro
Listo cinco de meus diretores de cinema favoritos, não necessariamente na ordem de importância ou preferência.
Que não tem nenhum parentesco com o ator Benício del Toro, embora ambos sejam mexicanos. Nascido em 1964, Guillermo del Toro Gómez é diretor, produtor, roteirista, romancista, etc!
Ele dirigiu algumas obras primas.
A primeira que cito é O Labirinto do Fauno (Pan's Labyrinth, 2006), um conto de fadas dentro de uma história sangrenta na Espanha durante a segunda guerra mundial. Simplesmente magistral!
Ele nos relembra de como é transitória nossa passagem na encarnação, e que precisamos meditar sobre nossa vida real, que é a do espírito.
Outra história fantástica é A Espinha do Diabo (The Devil's Backbone, 2001), também rodado na Espanha e se passa na mesma época da guerra: conta a história de um grupo de garotos num internato.
Ele também é responsável pela franquia Hellboy, baseado em personagem dos quadrinhos.
Esse cara é norte-americano de origem francesa (Montbéliard, 1959), e é diretor, roteirista e produtor de cinema.
Só pra resumir, ele dirigiu os seguintes filmes, entre outros:
Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994),
À Espera de Um Milagre (The Green Mile, 1999),
O Nevoeiro (The Mist, 2008), todos baseados em estórias de Stephen King.
Só pelos dois primeiros ele merece uma estátua. E ele é fã do Guilhermo Del Toro.
James Francis Cameron, nascido em 1954, bacharel em Física, é, além de cineasta, produtor, editor e roteirista. Embora viva nos EUA, ele é canadense de origem.
Cameron é especialista em dirigir filmes com efeitos especiais. Alguns clássicos de sua linha de produção:
True Lies (1994),
O Segredo do Abismo (1989),
Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991),
Aliens: O Resgate (1986),
Titanic (1997) e
Avatar (2009);
estes dois últimos são os de maior bilheteria da história do cinema.
Além desses recordes, ele é também conhecido por apresentar mulheres nos papéis de protagonistas, como em Aliens, com Sigourney Weaver, além de outras grandes personagens femininas, como no próprio Avatar, e também no Exterminador do Futuro.
Coincidentemente, seus filmes são os que mais vezes eu vi e revi.
Aliás, coloco uma questão: assisti Avatar três vezes no cinema, e certamente o verei mais vezes. Já o filme que ganhou mais prêmios da Academia de Hollywood este ano, Guerra ao Terror (The Hurt Locker, 2009), da Kathryn Bigelow, eu vi apenas uma vez e certamente não verei duas, por ser um filme chato, e sem perspectivas, a não ser a de morrer explodido por uma bomba (o personagem principal prefere desarmar bombas do que criar o filho).
Como é que um filme desses venceu Avatar nos prêmios principais? Ou foi uma simples jogada política, ou o pessoal da academia é vesgo mesmo! Ou podem ser apenas prêmios de consolação. Como sempre, nunca saberemos. Na minha opinião, esse filme não supera Avatar em nenhum quesito.
Fiquei ainda mais admirado na transmissão do Oscar ao ouvir José Wilker exaltando qualidades em Guerra ao Terror, e rebaixando Avatar, dizendo que só tem efeitos especiais e não tem estória, e que é preferível um filme de baixo orçamento vencer do que um que seja muito caro. Até aí eu não sabia que o critério para premiação era o tamanho do orçamento.
Deve ser por isso que Distrito 9 foi indicado em 4 categorias (confira minha opinião sobre ele aqui: Os cinco filmes mais nojentos que já vi).
Pra resumir, continuarei sendo feliz assistindo os filmes do Cameron!
Pedro Almodóvar Caballero, nascido em 1951, é o mais famoso diretor, roteirista e produtor de cinema espanhol da atualidade, como todos sabem.
Faz tempo que vejo seus filmes, com temática recorrente de sexualidade (embora dizer isso seja limitar o alcance psicológico, filosófico, social e humano de seus filmes). Devo ter visto quase todos os que foram feitos a partir de 1986.
Alguns de seus filmes:
1986
Matador
1987
La Ley del Deseo
A Lei do Desejo
1988
Mujeres al borde de un ataque de nervios
Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
1990
¡Átame!
Ata-me!
1991
Tacones lejanos
De Salto Alto
1993
Kika
1995
La flor de mi secreto
A Flor do Meu Segredo
1997
Carne trémula
Carne Trêmula
1999
Todo sobre mi madre
Tudo Sobre Minha Mãe
2002
Hable con ella
Fale com Ela
2004
La mala educación
Má Educação
2006
Volver
2009
Los abrazos rotos
Abraços Partidos
Para não me alongar muito, por haver tantos diretores geniais que admiro, vou ter que me restringir a cinco, e vou usar apenas o critério de cineastas em ação atualmente. Outra hora faço uma lista de todos os diretores que gosto, apenas com os nomes e principais filmes.
Mas vamos ao Burton (nascido em 1958, na Califórnia), cujos filmes vejo de longa data, a começar com Vicent (1982), um curta metragem, em forma de poema, que eu traduzi; depois vem:
Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice, 1988),
Batman (1989),
Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands, 1990),
Batman O Retorno (Batman Returns, 1992),
O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1993),
Ed Wood (1994),
Batman Eternamente (Batman Forever, 1995),
A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Sleepy Hollow, 1999),
Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 2001),
A Fantástica Fábrica de Chocolate (Charlie and The Chocolate Factory, 2005),
A Noiva Cadáver (Corpse Bride, 2005),
Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, 2007) e finalmente
Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland, 2010).
Guillermo del Toro
Que não tem nenhum parentesco com o ator Benício del Toro, embora ambos sejam mexicanos. Nascido em 1964, Guillermo del Toro Gómez é diretor, produtor, roteirista, romancista, etc!
Ele dirigiu algumas obras primas.
A primeira que cito é O Labirinto do Fauno (Pan's Labyrinth, 2006), um conto de fadas dentro de uma história sangrenta na Espanha durante a segunda guerra mundial. Simplesmente magistral!
Ele nos relembra de como é transitória nossa passagem na encarnação, e que precisamos meditar sobre nossa vida real, que é a do espírito.
Outra história fantástica é A Espinha do Diabo (The Devil's Backbone, 2001), também rodado na Espanha e se passa na mesma época da guerra: conta a história de um grupo de garotos num internato.
Ele também é responsável pela franquia Hellboy, baseado em personagem dos quadrinhos.
Frank Darabont
Esse cara é norte-americano de origem francesa (Montbéliard, 1959), e é diretor, roteirista e produtor de cinema.
Só pra resumir, ele dirigiu os seguintes filmes, entre outros:
Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994),
À Espera de Um Milagre (The Green Mile, 1999),
O Nevoeiro (The Mist, 2008), todos baseados em estórias de Stephen King.
Só pelos dois primeiros ele merece uma estátua. E ele é fã do Guilhermo Del Toro.
James Cameron
James Francis Cameron, nascido em 1954, bacharel em Física, é, além de cineasta, produtor, editor e roteirista. Embora viva nos EUA, ele é canadense de origem.
Cameron é especialista em dirigir filmes com efeitos especiais. Alguns clássicos de sua linha de produção:
True Lies (1994),
O Segredo do Abismo (1989),
Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991),
Aliens: O Resgate (1986),
Titanic (1997) e
Avatar (2009);
estes dois últimos são os de maior bilheteria da história do cinema.
Além desses recordes, ele é também conhecido por apresentar mulheres nos papéis de protagonistas, como em Aliens, com Sigourney Weaver, além de outras grandes personagens femininas, como no próprio Avatar, e também no Exterminador do Futuro.
Coincidentemente, seus filmes são os que mais vezes eu vi e revi.
Aliás, coloco uma questão: assisti Avatar três vezes no cinema, e certamente o verei mais vezes. Já o filme que ganhou mais prêmios da Academia de Hollywood este ano, Guerra ao Terror (The Hurt Locker, 2009), da Kathryn Bigelow, eu vi apenas uma vez e certamente não verei duas, por ser um filme chato, e sem perspectivas, a não ser a de morrer explodido por uma bomba (o personagem principal prefere desarmar bombas do que criar o filho).
Como é que um filme desses venceu Avatar nos prêmios principais? Ou foi uma simples jogada política, ou o pessoal da academia é vesgo mesmo! Ou podem ser apenas prêmios de consolação. Como sempre, nunca saberemos. Na minha opinião, esse filme não supera Avatar em nenhum quesito.
Fiquei ainda mais admirado na transmissão do Oscar ao ouvir José Wilker exaltando qualidades em Guerra ao Terror, e rebaixando Avatar, dizendo que só tem efeitos especiais e não tem estória, e que é preferível um filme de baixo orçamento vencer do que um que seja muito caro. Até aí eu não sabia que o critério para premiação era o tamanho do orçamento.
Deve ser por isso que Distrito 9 foi indicado em 4 categorias (confira minha opinião sobre ele aqui: Os cinco filmes mais nojentos que já vi).
Pra resumir, continuarei sendo feliz assistindo os filmes do Cameron!
Pedro Almodóvar
Pedro Almodóvar Caballero, nascido em 1951, é o mais famoso diretor, roteirista e produtor de cinema espanhol da atualidade, como todos sabem.
Faz tempo que vejo seus filmes, com temática recorrente de sexualidade (embora dizer isso seja limitar o alcance psicológico, filosófico, social e humano de seus filmes). Devo ter visto quase todos os que foram feitos a partir de 1986.
Alguns de seus filmes:
1986
Matador
1987
La Ley del Deseo
A Lei do Desejo
1988
Mujeres al borde de un ataque de nervios
Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
1990
¡Átame!
Ata-me!
1991
Tacones lejanos
De Salto Alto
1993
Kika
1995
La flor de mi secreto
A Flor do Meu Segredo
1997
Carne trémula
Carne Trêmula
1999
Todo sobre mi madre
Tudo Sobre Minha Mãe
2002
Hable con ella
Fale com Ela
2004
La mala educación
Má Educação
2006
Volver
2009
Los abrazos rotos
Abraços Partidos
Tim Burton
Para não me alongar muito, por haver tantos diretores geniais que admiro, vou ter que me restringir a cinco, e vou usar apenas o critério de cineastas em ação atualmente. Outra hora faço uma lista de todos os diretores que gosto, apenas com os nomes e principais filmes.
Mas vamos ao Burton (nascido em 1958, na Califórnia), cujos filmes vejo de longa data, a começar com Vicent (1982), um curta metragem, em forma de poema, que eu traduzi; depois vem:
Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice, 1988),
Batman (1989),
Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands, 1990),
Batman O Retorno (Batman Returns, 1992),
O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1993),
Ed Wood (1994),
Batman Eternamente (Batman Forever, 1995),
A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Sleepy Hollow, 1999),
Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 2001),
A Fantástica Fábrica de Chocolate (Charlie and The Chocolate Factory, 2005),
A Noiva Cadáver (Corpse Bride, 2005),
Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, 2007) e finalmente
Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland, 2010).
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Os cinco piores filmes que eu já vi
Estes são os cinco piores filmes que eu já vi, independente da ordem em que são citados:
(The Taking of Pelham 123)
Este eu vi hoje: é um suspense dirigido por Tony Scott e estrelado por Denzel Washington (Walter Garber) e John Travolta (Ryder), de 2009.
Os nomes são usados no filme pra fazer merchandising: Garber é chamado pelo Ryder (“Ryder com y”, pra deixar bem clara a referência ao chinelo), de “Gerber boy”, para o merchandising da comida pra criança, Gerber baby food)
O filme é deprimente.
A cena mais patética é quando os dois personagens discutem sobre um cão de trenó fazendo cocô em movimento; isso é para matar o tempo enquanto o dinheiro do resgate não chega.
Essa é a famosa 'vergonha alheia'. Denzel Washington não merecia isso. Já o Travolta faz filme meia-boca faz tempo (afinal, ele precisa botar combustível em sua frota particular de aviões).
Quase parei de ver o filme aí.
Mas, pensando nas mulheres, tem coisa pior: os papéis femininos são reservados para as personagens chatas, que falam bobagem ou exigem coisas absurdas na hora errada: a namorada de um guri que é refém no trem, que se comunica com ele por internet (o laptop dele cai embaixo do banco do vagão onde estão), no qual há meia dúzia de malucos armados, atirando e ameaçando atirar em todos os reféns, fica exigindo declaração de amor do rapaz naquela situação; e a mulher do personagem do D. W. pede que ele traga um galão (3,8 litros) de leite no fim do dia, e ele dizendo que vai levar dois litros, exatamente no momento em que ele está indo entregar o pagamento aos bandidos. Fora a referência ridícula a uma modelo.
Em suma, parece aqueles filmes de ação de 30 ou 40 anos atrás, cujos papéis femininos repetiam sempre o mesmo clichê: tudo de errado era feito pelas mulheres, enquanto os personagens babacas dos homens posam de galãs milionários. Essa moda já passou.
(Harry, un ami qui vous veut du bien, 2000)
É um filme francês, dirigido por Dominik Moll, com Sergi López, que bem poderia ser o pior filme que já vi em toda a minha vida.
Era pra ser humor negro, mas não conseguiu arrancar de mim um único esgar em seus 117 minutos de uma história maluca, de um cara que quer ajudar um amigo assassinando as pessoas que o incomodam (ao amigo), inclusive familiares diretos dele.
Eu não recomendaria nem ao meu pior inimigo.
Filme dirigido por Lars von Trier, com Nicole Kidman e Paul Bettany.
São 178 minutos de tortura psicológica para quem está acostumado a filtros de cor, efeitos especiais, e ações que se deslocam no tempo e no espaço.
Como o diretor faz parte de um movimento de cinema nu e cru, ele usa o mínimo possível de artefatos que possam fazer o filme se afastar da realidade nua e crua.
Pra piorar, a estória é filmada em um palco e os cenários são apenas desenhados a giz no piso.
Eu faço questão de não assistir a nenhum outro filme deste diretor.
Até nem tanto pela questão de princípios dele, mas pelas histórias brutais que ele conta.
Também não recomendo a ninguém com sensibilidade mais aguçada.
E olha que sou fã de filmes de ação no estilo O Exterminador do Futuro, Máquina Mortífera, e filmes brasileiros como Cidade de Deus e Carandiru.
É que Dogville é exatamente o anti-filme hollywoodiano, em todos os aspectos.
Mas não é só por isso, como eu disse, também acho que a estória não é bem contada.
Como diz o ditado: gosto é gosto! E não se discute. Aliás, o filme anterior, o Harry..., me foi recomendado por um amigo como um filme excelente, imperdível. Mas, para o meu gosto, é péssimo. Problema do filme.
(Whiteout, 2009)
Dirigido por Dominic Sena, conta a estória de Carrie Stetko (finalmente descobri quem é a Kate Beckinsale), que é uma policial numa missão na Antártida investigando um caso de assassinato ligado a um mistério.
Os únicos elogios que posso fazer ao filme é que a Kate é bonita e é boa atriz. Não é problema dela que o filme é ruim.
(Life, 1999)
Outra suposta comédia, dirigida por Ted Demme, e estrelada por Eddie Murphy e Martin Lawrence.
Infelizmente, não consegui dar um sorriso sequer, pois é desgraça atrás de desgraça na estória.
A não ser que alguém ache engraçado passar 65 anos na prisão por um crime que não cometeu, com mais de seis décadas de tentativas de fuga frustradas.
Precisa mais?
O Sequestro do Metrô 123
(The Taking of Pelham 123)
Este eu vi hoje: é um suspense dirigido por Tony Scott e estrelado por Denzel Washington (Walter Garber) e John Travolta (Ryder), de 2009.
Os nomes são usados no filme pra fazer merchandising: Garber é chamado pelo Ryder (“Ryder com y”, pra deixar bem clara a referência ao chinelo), de “Gerber boy”, para o merchandising da comida pra criança, Gerber baby food)
O filme é deprimente.
A cena mais patética é quando os dois personagens discutem sobre um cão de trenó fazendo cocô em movimento; isso é para matar o tempo enquanto o dinheiro do resgate não chega.
Essa é a famosa 'vergonha alheia'. Denzel Washington não merecia isso. Já o Travolta faz filme meia-boca faz tempo (afinal, ele precisa botar combustível em sua frota particular de aviões).
Quase parei de ver o filme aí.
Mas, pensando nas mulheres, tem coisa pior: os papéis femininos são reservados para as personagens chatas, que falam bobagem ou exigem coisas absurdas na hora errada: a namorada de um guri que é refém no trem, que se comunica com ele por internet (o laptop dele cai embaixo do banco do vagão onde estão), no qual há meia dúzia de malucos armados, atirando e ameaçando atirar em todos os reféns, fica exigindo declaração de amor do rapaz naquela situação; e a mulher do personagem do D. W. pede que ele traga um galão (3,8 litros) de leite no fim do dia, e ele dizendo que vai levar dois litros, exatamente no momento em que ele está indo entregar o pagamento aos bandidos. Fora a referência ridícula a uma modelo.
Em suma, parece aqueles filmes de ação de 30 ou 40 anos atrás, cujos papéis femininos repetiam sempre o mesmo clichê: tudo de errado era feito pelas mulheres, enquanto os personagens babacas dos homens posam de galãs milionários. Essa moda já passou.
Harry chegou para ajudar
(Harry, un ami qui vous veut du bien, 2000)
É um filme francês, dirigido por Dominik Moll, com Sergi López, que bem poderia ser o pior filme que já vi em toda a minha vida.
Era pra ser humor negro, mas não conseguiu arrancar de mim um único esgar em seus 117 minutos de uma história maluca, de um cara que quer ajudar um amigo assassinando as pessoas que o incomodam (ao amigo), inclusive familiares diretos dele.
Eu não recomendaria nem ao meu pior inimigo.
Dogville (2003)
Filme dirigido por Lars von Trier, com Nicole Kidman e Paul Bettany.
São 178 minutos de tortura psicológica para quem está acostumado a filtros de cor, efeitos especiais, e ações que se deslocam no tempo e no espaço.
Como o diretor faz parte de um movimento de cinema nu e cru, ele usa o mínimo possível de artefatos que possam fazer o filme se afastar da realidade nua e crua.
Pra piorar, a estória é filmada em um palco e os cenários são apenas desenhados a giz no piso.
Eu faço questão de não assistir a nenhum outro filme deste diretor.
Até nem tanto pela questão de princípios dele, mas pelas histórias brutais que ele conta.
Também não recomendo a ninguém com sensibilidade mais aguçada.
E olha que sou fã de filmes de ação no estilo O Exterminador do Futuro, Máquina Mortífera, e filmes brasileiros como Cidade de Deus e Carandiru.
É que Dogville é exatamente o anti-filme hollywoodiano, em todos os aspectos.
Mas não é só por isso, como eu disse, também acho que a estória não é bem contada.
Como diz o ditado: gosto é gosto! E não se discute. Aliás, o filme anterior, o Harry..., me foi recomendado por um amigo como um filme excelente, imperdível. Mas, para o meu gosto, é péssimo. Problema do filme.
Terror na Antártida
(Whiteout, 2009)
Dirigido por Dominic Sena, conta a estória de Carrie Stetko (finalmente descobri quem é a Kate Beckinsale), que é uma policial numa missão na Antártida investigando um caso de assassinato ligado a um mistério.
Os únicos elogios que posso fazer ao filme é que a Kate é bonita e é boa atriz. Não é problema dela que o filme é ruim.
Até que a fuga os separe
(Life, 1999)
Outra suposta comédia, dirigida por Ted Demme, e estrelada por Eddie Murphy e Martin Lawrence.
Infelizmente, não consegui dar um sorriso sequer, pois é desgraça atrás de desgraça na estória.
A não ser que alguém ache engraçado passar 65 anos na prisão por um crime que não cometeu, com mais de seis décadas de tentativas de fuga frustradas.
Precisa mais?
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