sábado, 23 de outubro de 2010

Sistemas em loop infinito

Loop infinito em computação é uma sequência de instruções que repete-se infinitamente, ou porque não há como parar a sequência ou porque a condição para ela parar não é atingida.

Já falei em um artigo sobre meus problemas com a Oi/BrasilTelecom em que havia um loop infinito: eles tinham 3 números de telefones disponíveis, e os atendentes em cada um deles sempre pediam para ligar para um dos outros números para resolver o problema.

Descobri recentemente que o site da Net também tem um problema semelhante: na parte em que o cliente se cadastra pra verificar a fatura da Embratel, o sistema pede o número do código Net, o ok, e depois a escolha do tipo de plano telefônico.

Ao clicar ok para o plano telefônico, o sistema abre uma janelinha pedindo para inserir o código Net (o que já foi feito)!

Ou seja, o cadastro nunca pode ser feito.

Agora que comprei um pc novo, com Windows 7 (porque quero rodar jogos no pc que não rodam em Linux, infelizmente), não consigo rodar uma série de dvds, porque o Windows Media Player entra em loop infinito: aparece a mensagem de que meu sistema está configurado para a “região 1” de dvds (seja lá o que isso queira dizer!), e que o dvd inserido está configurado para rodar na região 1 ou 4, e que eu devo reconfigurar meu sistema para tocá-lo!

Alô além, quem será que configurou esse sistema *#&¢¨#@PQP!!!

Até então eu achava que eu era o único doido na estória.

E a última desta semana, o loop infinito dos Correios: um amigo me enviou uma correspondência registrada, mas acontece que a correspondência não pode ser entregue ao destinatário (eu!)!

O carteiro deve procurar o zelador do edifício e entregar para ele, e ele entregar para mim.

Depois de três tentativas sem encontrar o zelador (uma das horas que o carteiro passa é depois do horário de expediente do zelador, 18 horas), os Correios devolveram a correspondência ao remetente, com o carimbo de destinatário não encontrado!

Alô além!!!

O carteiro vem ao meu prédio, eu trabalho em casa, e ele procura o zelador!!

Não o encontra, e devolve a correspondência.

Ou seja, é mais barato e menos trabalhoso para os Correios fazer três tentativas de entrega e devolver um envelope ao outro lado do país do que simplesmente tocar meu interfone?

Não seria mais fácil tocar meu interfone direto e me entregar a correspondência?

Aí o remetente e eu temos que fazer ligações de longa distância para combinar de enviar de novo o envelope, pegar o código de envio, para tentar localizar o envelope na central postal do meu bairro ANTES que o carteiro faça mais três tentativas de falar com o zelador do meu prédio e devolver de novo a correspondência.

E o pobre carteiro, para não perder seu emprego, tem que seguir esse procedimento. O problema não é de quem executa o procedimento, é de quem cria.

Havia uma lenda neste país de que os Correios eram a única instituição que funcionava nestes trópicos!

Realmente, é lenda!