quinta-feira, 11 de março de 2010

Delícias que só encontramos em Recife e Olinda

Há coisas que só encontramos no Nordeste, outras em Pernambuco, e outras ainda só em Recife e Olinda, como a Tapioca, o Bolo de Rolo, o Leite Maltado e o Queijo Coalho.

Quer dizer, certamente essas delícias podem ser encontradas em outras cidades de Pernambuco, ou mesmo do Brasil, como a tapioca, também conhecida em outras partes como beiju. No interior de Minas Gerais, o nome era beiju. Este acepipe é feito de fécula de mandioca (também goma ou polvilho), que é colocado numa frigideira rasa e frito por alguns minutos até atingir uma consistência tipo panqueca. Eu adorava comer beiju com manteiga; hoje em dia as pessoas recheiam com vários tipos de doces ou salgados. Olinda é famosa pela tapioca vendida no Alto da Sé.

Outra tradição de Recife é o bolo de rolo, que já é reconhecido como patrimônio imaterial de Pernambuco. Até o Papa João Paulo II comeu bolo de rolo no Recife! É um bolo feito de ovos, manteiga, açúcar e farinha de trigo, recheado com goiabada (esse é o recheio tradicional e o meu favorito). O detalhe importante é que a massa é super fininha e é impossível de copiar! Tentei fazer este bolo umas dez vezes, e nunca saiu igual. Tem que ter experiência pra isso.

Falando em tradição, o leite maltado de Recife, com um gosto inesquecível, é gerenciado pela mesma família há três gerações. Essa mistura é feita de leite, malte, sorvete de baunilha, chocolate ou morango. Mas a maneira exata de prepará-lo pra ficar com aquele gosto delicioso, só a família sabe. Assim, é melhor visitar o Recife antigo, e tomar essa maravilha lá, do que tentar copiar a receita.

E o queijo coalho, outra delícia fantástica, também só é bom comer em Recife, pois ele traz também o gosto da cidade. Um queijo coalho assado nas brasas ou frito na manteiga é uma iguaria digna dos deuses, como todas essas outras!

Assim, se você for a Recife ou Olinda, não esqueça de provar essas maravilhas, ao som de muito Maracatu, Frevo, e a música de Lenine, Alceu Valença, e os grandes blocos de carnaval.

Vejam matéria sobre bolo de rolo:



***

Adendo: publiquei este artigo ontem sem saber que o aniversário das duas cidades é hoje! Assim, fiz outro artigo homenageando estes dois lugares maravilhosos de nosso país.