segunda-feira, 8 de março de 2010

Homenagem às Mulheres neste 8 de Março

O dia 8 de março foi estabelecido como Dia Internacional da Mulher, oficializado em 1975 pelas Nações Unidas, para homenagear as grandes trabalhadoras / lutadoras do início do século XX.

Fiquei impressionado hoje pela falta desta presença nos meios de comunicação. Não vi nos grandes portais da internet nada relacionado ao Dia da Mulher.

Mas pelo menos ontem Hollywood fez uma homenagem a elas ao outorgar os dois maiores prêmios do cinema a uma mulher: Kathryn Bigelow, diretora de Guerra ao Terror. Vejam entrevista com esta mulher genial e belíssima (a apresentadora do Oscar ontem na Globo disse que a senhora Bigelow é "bonitona"; bonitona era a minha Vó! Kathryn Bigelow é LINDA!!! Ela tem simplesmente 59 anos de idade! Linda ainda é pouco!):


Mas nada melhor do que homenagear as Mulheres mencionando grandes exemplos de figuras femininas. Quer dizer, vou mencionar as que eu adoro!

Rita Lee, que amo desde a adolescência:


***

Julieta Venegas, por quem me apaixonei desde que a vi cantando com Lenine:

***

Outra paixão que me arrebatou foi pela Violeta Parra, maravilhosa cantora chilena:


***

Também amo Cecília Meireles, que homenageio aqui pela voz de Fagner, que fez a canção Canteiros baseado na obra dessa poetisa:

***

Não poderia faltar uma das minhas maiores paixões: Clara Nunes!


***

Falando em paixão, Daniela Mercury também tem que estar aqui!

***

Nem muito menos a divina Elza Soares poderia deixar de estar aqui neste dia!


***

Gal Costa também está no meu coração pra sempre!


***

Outra paixão fulgurante foi Mariene de Castro:


***

E finalmente Nara Leão, que não é a última nem a primeira, mas uma grande paixão entre tantas paixões maravilhosas entre tantas mulheres fantásticas do mundo. Que as aqui citadas sejam representantes de todas as outras hoje e sempre: