domingo, 2 de maio de 2010

O Domingo Legal do SBT não é legal!

Hoje vi algo na tv que me deixou pasmado: o Domingo Legal, programa do SBT, do "Seu" Silvio Santos, fazendo apologia ao mau trato de crianças!

Estava sendo apresentada uma sequência de videos chamada de TOP 10 da internet, e dois desses vídeos mostravam rapazes mais velhos aprontando o que eles chamaram de 'pegadinha' a meninos e meninas.

Para mim, não eram pegadinhas, e sim armadilhas que poderiam fazer as crianças quebrar o pé ou o queixo. Numa, um rapaz colocava uma bola de material duro, e quando as crianças vinham pela rua e chutavam, caíam no chão, além de machucar o pé.

Na outra, uns rapazes ficavam de quatro, pedindo pra meninos e meninas pularem por cima deles, apoiando as mãos em suas costas. Mas quando as crianças vinham pular, os rapazes se abaixavam e as crianças passavam voando por cima deles e se estatelavam no chão. Sorte que nenhum quebrou o queixo.

E agora o pior de tudo: a mulher que estava narrando os videos dava risadas, achando a maior graça na desgraça das crianças estateladas!

Será que essa criatura não tem filhos? Ou será que ela nunca quebrou o dedão do pé porque um sacana botou uma bola de material rígido para outros chutarem? Certamente ela não tem filhos, pois de mãe ela não tem traço nenhum. Mas, se tiver, coitados deles!

Pois é, eu já tive a péssima experiência de ser um dos 'otários' desse tipo de "pegadinha" na infância, quebrando o dedão do meu pé direito e me estatelando na calçada, enquanto o esperto dava risadas. Assim como já vi outros caindo e arrebentando o queixo em quedas como as do outro vídeo.

E não achei a menor graça nessa pallhaçada do SBT. Que vergonha!

Eu até tinha um último respeito pelo Sílvio Santos, mas depois do que ele aprontou com a menina Maisa em seu programa, e agora com essa apologia ao mau trato de crianças, esse restinho de respeito se foi.

Não tenho palavras pra descrever uma barbaridade dessas. E olha que nem tenho filhos biológicos. Mas tenho filhos afetivos, que adotei das esposas do primeiro e segundo casamentos. Além de outros, por afinidade. E sei muito bem cuidar deles e orientá-los.

Milhões de Pais e Mães de todo o país lutam o tempo inteiro por boa educação e respeito às crianças, seus filhos e dos outros, e aí vem uma rede de tv de alcance nacional e joga um acinte desses contra as crianças.

Eu queria ver a cara do "Seu" Sílvio quando visse um filho ou filha dele levando rasteira de espertos na rua. Aliás, nem preciso ir muito longe, basta ver a reação, quer dizer, a impassibilidade dele com relação a quem sequestrou e maltratou sua própria filha. Se a reação dele como pai é de impassibilidade, como querer que ele tenha algum sentimento de respeito com os filhos dos outros?

Como diz São Francisco de Assis: é dando que se recebe!

Ou simplesmente como canta o Lenine: feitiço é bumerangue perseguindo feiticeira.

A nota triste é que isso me lembrou que o cara que me aprontou a pegadinha na infância, que deu risadas enquanto eu me esborrachava na calçada, morreu de parada cardíaca em 2008, deixando dois filhos órfãos. Pra quem acha que é muito divertido dar rasteira nos outros, ou rir das rasteiras que os filhos dos outros levam, é melhor meditar mais sobre o assunto, principalmente se tiver filhos.

***

Pra verem como a coisa anda braba para os lados do SBT, confiram matéria chamada "Silvio Santos 'piradão' enfia mão em decote de modelo".