terça-feira, 19 de novembro de 2013

Oscar: os indicados ao prêmio de melhor filme

Este ano há dez obras cinematográficas indicadas para a estatueta de melhor filme pela academia de Hollywood:

Avatar, Um Sonho Possível, Distrito 9, Educação, Guerra ao Terror, Bastardos Inglórios, Preciosa, Um Homem Sério, Up - Altas Aventuras e Amor sem Escalas.

Desses, só assisti Avatar.

E o vi 3 vezes no cinema, duas em 3D e uma em 2D. Não dá pra comparar, tem que ser visto em 3D!

Não posso negar também que sou um antigo fã de James Cameron, desde os tempos de O Exterminador do Futuro, Aliens, o resgate, e também vi O Abismo, True Lies, e Titanic (este, pelo menos cinco vezes!).

E pra mim Avatar foi o melhor filme dos últimos tempos. Empolgante, genial, realista e dramático.

Mas a força de realidade que ele transmite me soa como sua melhor qualidade.

Quando eu digo realidade eu falo tanto do lado obscuro da humanidade, com sua crueldade, cegueira, burrice e ganância, quanto do lado iluminado, da divindade, da conexão entre todos os seres, do amor, da confiança, da natureza, da harmonia entre os seres.

Avatar retrata fielmente essa dualidade entre a consciência da impossibilidade de se apossar de um bem que é coletivo, para destruí-lo, negociando com ele, que é o que o capitalismo faz com o solo e o subsolo do nosso planeta, e a inconsciência da humanidade em continuar insistindo nessa atitude gananciosa e cega, destruindo seu próprio habitat.

Consequentemente, quando nós, os ditos humanos, tivermos esgotado todos os recursos naturais daqui, certamente iremos fazer isso em outros planetas, até que um dia alguém nos pare. E quando isso acontecer, não é possível prever a forma que isso tomará.

Pode ser através de guerra contra outros povos, digo povos de outros sistemas solares, ou entre povos terrestres mesmo, e pode ser que neste planeta isso aconteça através de terremotos, tsunamis, tormentas, enchentes, pandemias, e outros males.

A menos que a humanidade alcance um nível de consciência de si que a leve a parar de destruir a si mesma e ao seu meio-ambiente. Mas isso, só o tempo dirá. E nisso vale tanto o ensinamento de São Francisco de Assis quanto a lei da física: é dando que se recebe / toda ação gera uma reação igual e contrária.

Re-vejam o trailer de Avatar:


[secvitrine/Avatar/72285]