domingo, 3 de novembro de 2013

Depois de Tempos Modernos e Entre Dois Amores, vem aí Passione!

Parece chatice da minha parte, e é, pois sou chato mesmo e assumo, mas depois das novelas Tempos Modernos e Entre Dois Amores, com títulos de filmes famosos, a nova novela das 8:00 da Globo, que substituirá Viver a Vida no horário nobre, tem o título de Passione (dirigida por Silvio de Abreu, é um melodrama, misturado com comédia e trama policial, que tem em seu elenco Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Marcello Antony, Reynaldo Gianecchini, Kayky Britto, Cauã Reymond, Mariana Ximenes, entre outros) .

Certamente haverá algumas canções italianas na trilha sonora internacional de Passione, pois, como o próprio título indica, é uma novela que se passa no Brasil e na Itália.

E...

co-incidência!

Há um filme de 1996 chamado La Passione, dirigido por John B. Hobbs e escrito por Chris Rhea, cujo tema musical também tem o mesmo título. Shirley Bassey, que já cantou os temas para três filmes de James Bond,  faz os vocais em duas canções.

A questão é muito simples, e por isso não entendo essas coisas de usar o mesmo nome de outras obras: se há tantos instrumentos de busca na internet, por que não usá-los para ver se já existe alguma obra com o título que se quer dar a um trabalho? Eu faço isso sempre.

Quando publiquei meus livros, antes eu verifiquei se já havia algum com aquele nome, e mudei títulos em alguns casos. Da mesma forma que fazemos com domínios na internet: ao comprar um endereço de página, é preciso verificar se já existe aquele endereço, pra não ser criado um repetido. Simples!

Como sou escritor, poeta e professor, esse tipo de pesquisa é uma coisa comum. O que não entendo é que escritores famosos não se deem o trabalho de fazer algo tão banal! A menos que a intenção seja mesmo explorar algo que já está no inconsciente coletivo, mas que está esquecido da maioria. O problema é que o efeito é contrário naqueles que tem memória!

***

Vejam então um vídeo do filme La Passione, que encontrei numa pesquisa básica e rápida: