terça-feira, 26 de novembro de 2013

Avatar: será que nos curaremos de nossa insanidade?

[caption id="" align="alignleft" width="314" caption="o casal central de Avatar (divulgação)"][/caption]

Uma das cenas mais marcantes para mim no filme Avatar, do James Cameron, que concorre a nove estatuetas de Hollywood neste domingo, é a cena em que o personagem Jake Sully (Sam Worthington) é levado à presença dos líderes da tribo Na’vi.

A líder espiritual da tribo, Mo’at (CCH Pounder), o examina, o recomenda para treinamento com sua filha Neytiri (Zoe Saldaña, belíssima atriz negra), que vai lhe ensinar os costumes de seu povo e termina dizendo algo assim: “Ao final, veremos se sua insanidade poderá ser curada.”

Em suma, o que ela está dizendo é que o humano encarnado em um corpo Na’vi está perdido de sua essência enquanto ser divino, está preso num corpo material e sem conexão com os outros seres encarnados. E só um longo treinamento poderá fazê-lo acordar para a interconexão que existe entre todos os seres, sejam eles minerais, vegetais ou animais.

E só ao final, quando ele passar por todas essas provas, será possível constatar sua evolução de consciência, o que acontece no final da estória.

Acontece que todo ser humano hoje na terra está diante desse mesmo processo de ampliação de consciência.

E que esta possibilidade de elevação de consciência está aberta para todos.

Na realidade, isso não só está aberto como é um caminho necessário a toda a humanidade, pois sem isso não há uma melhoria da realidade do planeta para todos os seres que o habitam.

E a responsabilidade cabe a quem tem mais consciência disso. Quanto maior a consciência, maior a responsabilidade. Não é mais possível fechar os olhos e ficar esperando que o vizinho faça a parte dele, sem que façamos algo em prol do coletivo.

James Cameron está fazendo a parte dele, lançando um alerta em nível mundial sobre um problema central para a humanidade. Cabe a cada um meditar sobre isso e ver o que pode fazer para o bem comum, pois esse movimento só pode ser feito dentro da consciência de cada. e é o movimento individual, de consciência de si, em cada consciência, que vai elevar o nível da consciência coletiva.