terça-feira, 8 de outubro de 2013

Tessália, Tessalônica e Tessalonicenses

Quando eu era guri e estudava o catecismo, sempre fiquei curioso com as famosas Epístolas de (São) Paulo, ou Saulo, aos Tessalonicenses. Afinal de contas, eu não sabia nem o que era epístola nem muito menos quem eram os Tessalonicenses.

Hoje, ao ler o nome Tessália num portal de notícias, me lembrei das famosas epístolas, que são mensagens, ordens, ou simplesmente cartas, do Saulo/Paulo aos povos que ele evangelizou, e fui verificar onde fica mesmo a Tessália.

Pois bem, a Tessália fica na Grécia, na região central do país. Sua capital é Larissa, de 250.000 habitantes. E nessa região existe até hoje uma cidade chamada Tessalônica, que é a segunda maior cidade da Grécia, com cerca de 800.000 habitantes. E quem mora nessa cidade é chamado de Tessalonicence. Foram às pessoas que habitavam esse lugar que o Paulo dedicou suas duas cartas.

[caption id="" align="aligncenter" width="328" caption="Planície da Tessália"][/caption]

A curiosidade histórica fica por conta do fato de que Tessalônica foi construída a mando de Cassandro, um dos generais de Alexandre O Grande, em 316 a.C., que lhe deu o nome da esposa, Tessalônica, meia-irmã de Alexandre Magno (quer dizer, O Grande).