terça-feira, 17 de setembro de 2013

Tempos Modernos: na tv, nada se cria, tudo se copia

Esse ditado é tão velho na tevê quanto copiar produções alheias. Ou seja, a nova novela da Globo, Tempos Modernos, não é nem imitação do filme de Charles Chaplin, de 1936, é cópia mesmo. E não é só do título.

Embora a estória de Chaplin seja sobre um vagabundo (The Tramp), que tenta sobreviver na era industrializada, numa época de grandes empresários e trabalho repetitivo nas fábricas, com correrias e multidões, e muito tráfego nas ruas, há também o outro lado disso, dos chefões de grandes empresas.

Algo diferente de São Paulo, onde a estória da telenovela acontece?

E, no início do filme, a cena mostra o presidente de uma empresa que lê seu jornal, toma seu café e liga monitores para espiar seus trabalhadores, num esquema "big brother" de vigilância 24 horas, como no livro de George Orwell, 1984, ou Admirável Mundo Novo (1932), de Aldous Huxley.

Algo diferente na proposta da emissora televisiva, que mostra um grande empresário vigiando pessoas num sistema moderno de vigilância tecnológica? Certamente a única coisa que vai faltar na novela é a genialidade de Charles Chaplin. Ora, até um filme como Invasão de Privacidade (Sliver, 1993), com a Sharon Stone, já retratou essa estória em detalhes.

Vejam o início do filme de Chaplin e julguem por si mesmos: