sábado, 22 de junho de 2013

Como realmente denunciar conteúdo abusivo no Facebook

Como denunciar um conteúdo que você considera abusivo no Facebook?

Vejo muitas pessoas compartilhando conteúdos abusivos no FB como forma de denúncia, seguindo a ideia de que se muita gente assistir ou compartilhar, ou ler, maior será a denúncia.

O problema é que isso dificilmente vai repercutir na administração do próprio FB como denúncia de forma imediata (porque o FB também tem seu próprio sistema de rastreamento de conteúdo abusivo).

O que repercute como denúncia de forma mais rápida é usar as setinhas que estão à direita das páginas com esse tipo de conteúdo para denunciar o conteúdo abusivo como fraude ou spam, e depois marcar, nas categorias apresentadas pelo formulário do FB, que forma de violência ou abuso esse conteúdo toma para você.

rosto de moça

Aliás, esta semana mesmo tem ocorrido isto no FB: as pessoas compartilhando compulsivamente uma página como forma de denúncia (é, aquela sobre o cara que está marcando greve geral para 01/07, que parece ser alguém que está apoiando um golpe militar, alguém da ultra-direita - é o que foi suposto pelo texto apresentado).

O problema é que ao compartilhar a página como pretensa forma de denúncia, o que esse ato faz na prática é a propaganda gratuita dessa mesma página, dando popularidade a ela.

A única maneira que vejo até agora de realmente fazer a denúncia é clicar na setinha à direita da página e marcá-la como fraude ou spam (e consequentemente marcar a categoria de abuso dentre as apresentadas), isso sim  vai mostrar aos administradores do FB que tal conteúdo precisa ser bloqueado ou tirado do ar.

Esta liçãozinha básica o pessoal no Twitter já aprendeu e ensina a todo novato que chega lá (foi assim que aprendi ao entrar lá; meus amigos já me deram todo o caminho para o melhor funcionamento da rede de microblogs, coisa que a galera do FB não aprendeu ainda; mas nunca é tarde pra aprender a capinar este espaço e retirar as fraudes e spams daqui, juntamente com toda forma de conteúdo que você considera abusivo e ofensivo).

Nota: só você vai poder avaliar se o conteúdo que chega até você é abusivo ou ofensivo, ou prática de spam ou fraude. Mas se você entende que um conteúdo soa assim para você, faça a denúncia da forma correta, em vez de ficar ingenuamente dando popularidade a coisas desonestas ou ilegais.

***

p.s.: se alguém souber de outras formas práticas e rápidas de denunciar esse tipo de coisa, acrescente via comentários; todos agradecem; por exemplo, em vez de compartilhar a página, copie o link, denuncie a página ao FB, e repasse apenas o link com o aviso, mas não use o compartilhar do FB para isso;