segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Elza Soares: o sangue, o suor e a alma do Samba

Elza da Conceição Soares, 1937, conhecida no mundo inteiro apenas como Elza Soares, é cantora e compositora de Samba, Bossa Nova, Sambalanço e até hip-hop. Ela tem a incrível capacidade de mesclar o ritmo tradicional do samba com as invenções da música eletrônica e de cantar as obras de artistas tão diferentes quanto Lupicínio Rodrigues, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Ataulfo Alves, Jorge Ben, Toquinho, Nei Lopes, Caetano, Chico Buarque, Cazuza, Fred Zero Quatro, Zé Keti,  Chico Science & Nação Zumbi, e muitos outros.

Sem falar em tudo que ela superou na vida pra chegar até aí, como a infância em favela do Rio de Janeiro, onde se casou aos doze anos de idade e, depois de viúva, lutou muito até conhecer e se casar com Garrincha, sendo a Musa da Copa de 1962, no Chile.

Além de se tornar famosa no mundo inteiro, foi eleita a Cantora do Milênio pela BBC de Londres, depois de ter gravado inúmeros discos e feito shows sem conta.

E o mais impressionante é que ela não para: este ano ela já gravou mais um disco, Arrepios. E é o tema de um filme longa-metragem da diretora Elizabete Martins Campos.

Agora, o que eu não entendo é que há anos que procuro os CDs da Elza nas lojas de discos de Porto Alegre e não encontro. Disseram-me que as lojas não tem convênio com a gravadora dela.

Como é que pode um monumento, pra não dizer já um mito da cultura brasileira, sofrer este tipo de situação em pleno século XXI. Depois quando criticam o Brasil pela falta de respeito a seus patrimônios culturais, as pessoas reclamam dessa crítica.

Ainda bem que existem sites que disponibilizam a obra dela na internet, se não, estaríamos sem poder usufruir da genialidade de Elza Soares.

Ouça Elza Soares cantando A Carne: