sábado, 10 de dezembro de 2011

Porto Alegre se preparando para 2014

É impressionante, mas eu ainda fico abismado e indignado quando passo pelo Riacho Dilúvio, no leito da Av. Ipiranga, em Porto Alegre, e vejo isso (neste caso, no cruzamento com a Av. João Pessoa):


***

Mudei-me para Porto Alegre em 1986, e desde aquela época que ouço os prefeitos que passaram e passam pela governança da cidade prometerem que vão limpar o Riacho Dilúvio.

Aí, numa época em que a cidade se prepara (ou devia estar se preparando) para receber jogos da Copa do Mundo 2014, temos ainda que adoecer nossa vista com essa visão do inferno da poluição.

Pra não dizerem que minto, olhem aqui o que diz a página sobre o malfadado riacho no site da prefeitura de POA (a notícia diz que a dragagem é feita periodicamente, mas, pelo volume do matagal no leito do riacho, é possível perceber que faz tempo que isso não acontece, pelo menos nesse trecho; já vi trechos em que havia árvores de médio porte no meio do riacho; quando eu passar por outros, fotografarei também).

Está lá, noticiando o trabalho que é feito (???) desde a década de 80.

Mas se você passar (ou você que passou nesses últimos 30 anos) pelo riacho a qualquer hora do dia ou da noite, você o verá do jeito que está nas fotos acima.

Essas imagens do Riacho Dilúvio mostram o estado da política brasileira há séculos; também ouço, leio e vejo desde a década de 70 as mesmas promessas para erradicar o analfabetismo.

Certamente, o analfabetismo no Brasil está numa situação semelhante à do pobre e poluído riozinho.

E tem gente que reclama quando digo que faz tempo que cometo seppuku (vulgarmente chamado de harakiri) com meu voto, pois qualquer político ou partido político que faz campanha dizendo que vai limpar o riacho, certamente NÃO vai cumprir essa promessa.

Só doido pra acreditar num papo desses.

Queria ver a situação da classe política brasileira se não houvesse obrigatoriedade de voto e não houvesse verba pública pra financiar suas campanhas.

Porque assim TODOS teriam que NECESSARIAMENTE cumprir com a Palavra Empenhada.

Com ameaça de inúmeras restrições e multa(s) ao eleitor, é muito fácil se eleger.

Confira nesta página do TRE o que pode acontecer se o eleitor não comparecer à votação nem justificar o voto:
6) O que acontece se eu não comparecer à votação e nem justificar a ausência ?

Resposta: O eleitor que não votar e nem justificar a sua ausência estará sujeito às seguintes restrições:
a) não poderá inscrever-se em concurso público;
b) não receberá vencimentos, remuneração, salário ou proventos, se o eleitor for funcionário público;
c) 
não poderá participar de concorrência pública;
d) não poderá obter empréstimo, desde que não se trate de instituição bancária privada;
e) não poderá obter passaporte, carteira de identidade ou CPF;
f) não poderá matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo Governo;
g) não poderá praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda
.



Do jeito que está, eu cumpro a Lei, como cidadão que sou e A sigo, pois respeito a República em que vivo, e vou ao local de votação e aperto as teclas da urna eletrônica, mas isso não significa que vou destinar o meu voto a quem deixa um rio que corre pelo meio da cidade no estado em que está.

Quero ver candidato se eleger mostrando trabalho feito, conquistando com o suor do rosto, como faz TODO TRABALHADOR BRASILEIRO,  o direito de continuar administrando a verba que é pública, e não privada, para a RES PUBLICA, ou seja a REPÚBLICA, para o cidadão, a população que PAGA OS IMPOSTOS (porque quando o trabalhador não cumpre o que está no contrato, ele é DEMITIDO).

Eu literalmente me cansei de enviar questionamentos a partidos políticos em época de eleição, por exemplo, sobre o que fariam com relação às crianças que vivem na rua e acabam se perdendo nas drogas, e NUNCA recebi sequer uma resposta (de nenhum deles).

Quem sabe um dia, quando eu vir o Riacho Dilúvio limpo (e nem falei na questão da poluição do Rio Guaíba, onde o riacho deságua), eu possa voltar a dirigir meu voto a quem fizera tal trabalho.

...

Enquanto isso, tenho visto alguns ônibus 'portalegrenses' pintados com motivos futebolísticos para festejar a Copa do Mundo 2014.

Quando eu tiver fotos desses ônibus, publicarei aqui, para contrastar com o estado do riacho ao lado do qual eles trafegam. Vai ser lindo isso! #NOT

***

Riacho Dilúvio em junho de 2012, no mesmo trecho (Av. Ipiranga com João Pessoa):

***


Para ser justo, publico imagens do Riacho Dilúvio após a limpeza do trecho acima:

riacho dilúvio porto alegre DSC01990 DSC01991 DSC01992 DSC01993 DSC01994 DSC01995