domingo, 28 de agosto de 2011

O cantor e compositor Jorge Veiga

Eis mais um artista brasileiro que eu desconhecia: Jorge Veiga (1910-1979):
Nasceu no Engenho de Dentro, bairro do subúrbio carioca. Teve infância de menino pobre, trabalhando como engraxate, vendedor de frutas e pirulitos. Quando adulto, trabalhou como pintor de paredes e, ao cantar durante o serviço, o proprietário da casa comercial que estava pintando percebeu que ele tinha qualidades de cantor. O patrão conseguiu que ele cantasse num programa da Rádio Educadora do Brasil (PRB-7), oportunidade que deu início à sua carreira artística. [Mais informações no site do Dicionário Cravo Albin da Música Brasileira, aqui]

Ouvi meu amigo Dr. Queiroz cantarolando uma das canções gravadas pelo Jorge Veiga, Orora analfabeta (1959; de Gordurinha e Nascimento Gomes) e fiquei curioso. Fui pesquisar e descobri essa e outras pérolas no Youtube, essa invenção que é muito útil para recuperar a memória artística da nossa cultura.

Vejam que maravilha:



*

Orora analfabeta


Mas é que eu arranjei uma dona boa lá em Cascadura
Grande criatura, mas não sabe ler
Nem tampouco escrever
Ela é bonitona, bem feita de corpo
E cheia da nota
Mas escreve gato com "j"
E escreve saudade com "c"

Ela disse outro dia que estava doente
Sofrendo do "estrombo"
Ai, levei um tombo, caí durinho pra trás
Isto assim já é demais
Ela fala "aribu", "arioprano" e "motocicreta"
E diz que adora feijoada "compreta"
Ela é errada demais!
Vi uma letra "O" bordada na blusa
Falei "É agora"
Perguntei seu nome, ela disse "é Orora"
"e sou filha do Arineu"
O azar é todo meu (2x)

Mas é que eu arranjei uma dona boa lá em Cascadura
Grande criatura, mas não sabe ler
Nem tampouco escrever
Ela é bonitona, bem feita de corpo
E cheia da nota
Mas escreve gato com "j"
E escreve saudade com "c"
Veja se pode ser

***

Veja e ouça outras músicas gravadas pelo Jorge Veiga neste canal, como Acertei no Milhar, Conversa de Botequim e Estatutos da Gafieira, que ele também foi um dos mestres do samba de breque.