sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Avança a tecnologia, mas os problemas continuam os mesmos

É incrível como certas coisas não mudam, embora a tecnologia nos prometa que tudo vá mudar.

Quando eu era criança pequena lá no norte de Minas Gerais, na década de 70 do século passado, o sinal da TV era sempre um problema, pois quando a imagem pegava bem, o som era ruim, e quando o som estava bom, a imagem era péssima.

Tanto que a gente brincava, em 'mineirês', dizendo que a TV lá era assim: quando “mageia, num proseia” e quando “proseia, num mageia”.

30 anos depois, o problema de sinal permanece o mesmo, na TV aberta e nos novos instrumentos de comunicação.

Coincidentemente, isso acontece com mais frequência na minha comunicação com pessoas em Minas Gerais.

Há tempos uso Skype e Messenger. Minha banda larga não é das melhores, comparada com o que está disponível hoje no mercado: apenas 1 MB de velocidade.

[caption id="attachment_684" align="aligncenter" width="300" caption="Este é o retrato da web!"][/caption]

Em geral, o problema no Skype é a imagem ruim, borrada, enquanto o som está sempre bom. Já no Messenger o problema é o som, enquanto a imagem está quase sempre boa.

Eu e outros amigos já mesclamos os dois, usando a imagem de um e o som do outro, mas, infelizmente, no meu PC atual a coisa não funciona bem (ou seja, quando “mageia, num proseia, e quando “proseia, num mageia”).

Com o lançamento do Google talk / bate-papo do google, resolvi experimentar esta nova ferramenta, pois uso gmail, bem como as pessoas com quem falo com mais frequência via vídeo.

Por enquanto, está funcionando bem, tanto imagem quanto som. Fica a dica para os usuários do gmail (é só ir nas Configurações > Bate-papo e instalar o programinha; rápido e rasteiro, igual o ataque do Cruzeiro!). :)