terça-feira, 14 de setembro de 2010

O novo Código Florestal brasileiro é nocivo à biodiversidade

Faz tempo que tenho acompanhado a tramitação do novo Código Florestal brasileiro, e visto como sua aprovação será extremamente daninha para a biodiversidade de nossas matas tropicais.

[caption id="attachment_865" align="aligncenter" width="300" caption="Riacho (Foto: Paolo Neo)"][/caption]

O problema é que a nova legislação fará com que os proprietários privados, donos de 39% do território brasileiro, possam reduzir a área de proteção ambiental dentro de suas propriedades (aliás, os grandes proprietários são exatamente os defensores desse novo código).

Dessa forma, ao investir em projetos de curto prazo, estarão, na verdade, desvalorizando suas próprias fazendas, por causa da erosão do solo, e do desequilíbrio na captação e distribuição de água pelas bacias hidrográficas, provocando perdas irreversíveis ao ecossistema. Mas eles não querem pensar sobre esta parte.

O problema é que o resultado dessas ações será prejudicial ao meio-ambiente como um todo, afetando todo mundo. Precisamos fazer alguma coisa, pelo menos espalhar a notícia e assinar uma petição contra isso, para que o assunto apareça e seja mais debatido.

Visite a página da AVAAZ.ORG (organização de alcance mundial) para ver mais informações sobre esta questão e assinar a petição para impedir a aprovação desse código (e outras questões cruciais, como o Ficha Limpa, que ainda não está totalmente garantido, etc).

Veja matéria sobre o novo Código Florestal brasileiro aqui.