terça-feira, 14 de setembro de 2010

Candidato pode prometer salário maior pra ganhar voto?

Hoje vi na tv uma propaganda do José Serra que mostra cédulas de 100 reais, e uma voz diz que se o eleitor quiser ganhar seis dessas notas, em vez de cinco, é só votar nesse candidato.

Só com isso já fiquei pasmo, pois literalmente ele mostra dinheiro, enfileirando 5 notas de 100 reais, e prometendo 6 se ele for eleito, pra que "tudo fique azul" (cor da nota).

Mas o pior veio em seguida: uma peça do TSE dizendo que comprar voto é crime!

E a pergunta óbvia: um candidato que promete aumentar o salário (mostrando dinheiro na propaganda) se o eleitor votar nele está fazendo o quê?

A mensagem nem é subliminar, ela é direta, e não precisa ser feita nenhuma interpretação, pois a propaganda é clara em sua mensagem: se ele for eleito, os eleitores que ganham salário mínimo irão ganhar mais dinheiro: é uma promessa de mais dinheiro em troca de votos.

Outra pergunta:  se um candidato chamasse uma pessoa na rua, e num canto, ocultamente, prometesse pra pessoa que aumentaria o salário dela em troca de voto, não seria crime?

Mas neste caso, como é uma propaganda política, aberta, em rede nacional, não é.

(Parece o raciocínio daquela anedota antiga sobre guerras: se um indivíduo matar uma pessoa, ele é um assassino; se ele for pra uma guerra e matar milhares, é um herói.)

A menos que eu seja muito burro e não esteja entendendo a mensagem subliminar que isso pode (mas não pode ser comentado), mas individualmente, escondido, não.

Mas aí pergunto: qual a diferença no ato em si?

Quem souber explicar isso, por favor, faça via comentário. Eu agradeço!

***

Outro questionamento: uma peça do TSE diz para os eleitores não votarem em branco, pois estes votos não serão válidos.

Ou seja, no cômputo geral dos votos, os votos em branco são desconsiderados, da mesma forma que os votos nulos, contando apenas os votos em cada candidato pra se determinar o vencedor.

Assim, votos brancos e nulos se equivalem.

Mas há uma lei que prevê que se houver mais de 50% de votos não válidos, a eleição poderá ser anulada.

No entanto, não existe informação clara sobre o assunto, o que é um problema sério, pois enquanto isso, faz-se uma campanha pra votar, de qualquer jeito, sem tempo para debate real sobre o problema.

Fora que o voto é um dever, e não um direito.

Se não fosse um dever, por que aquele que não votar pode ser preso?

Para mais informações e debate sério sobre o assunto, consulte esta página (leia os comentários também, que são muito instrutivos, pelo menos para mostrar que o assunto não está claro nem definido): mais informações sobre voto branco e nulo aqui.