segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Alguns filmes que vi ultimamente

Nestes últimos dias vi 4 filmes: alguns interessantes e outros nem tanto.

2012


O primeiro que destaco é 2012. Dirigido por Roland Emmerich e estrelado por John Cusack (os outros atores tem nomes complicados demais pra escrever), com exceção de Danny Glover, que faz o papel do presidente norte-americano.

Eu achava que fosse um filme super sério sobre os anunciados desastres para esse ano. Mas a película tem efeitos especiais demais, roteiro de menos e diálogos e cenas esquisitas, pra não usar adjetivos piores.

Fora as discussões entre o personagem do John Cusack com sua ex-mulher, os filhos e o atual namorado dela, que são sem pé nem cabeça. E quando tudo parece que ficou em paz entre eles, acontece um desastre horrendo, que não vou contar, é claro.

Não vou privar você de descobrir essa estultice. Mas, se você dormir no meio, como fez uma amiga minha, não se preocupe, não perdeu muito.

Contatos de Quarto Grau


O próximo da lista é Contatos de Quarto Grau (The 4th Kind), que é um filme sobre contatos com alienígenas e abdução. A minha querida Milla Jovovich (que estrela a série Resident Evil, do qual sou fã, como todo adolescente na faixa dos 40!) é a atriz principal desse filme em forma de documentário sobre a Dra. Abigail, uma psicóloga que atende centenas de pacientes com a mesma alucinação, que depois se transforma em abdução e violência. Will Patton faz o xerife da cidade de Nome, no Alasca. O diretor é Olatunde Osunsanmi.

É um filme muito estranho, com inclusão de cenas reais, documentadas pela psicóloga. Mas no fim, nada é provado, e os únicos fatos que permanecem (inexplicados) são as mortes por suicídio e assassinato e o desapareciemto da filha da psicóloga, jamais localizada. Veja, se você gosta desse assunto. Sinceramente, fiquei boiando!

Depois dessas duas quase não recomendações, trago dois filmes imperdíveis: O Solista e Os Fantasmas de Scrooge.

O Solista


O Solista (The Soloist, 2009) é um drama dirigido por Joe Wright sobre a história real de Nathaniel Ayers, um músico de talento que abandona a carreira por causa de desordem mental e se transforma em mendigo.

É encontrado nas ruas por um jornalista, que decide investigar sua história e acaba se transformando em seu amigo. Jamie Foxx faz o papel do músico e Robert Downey Jr. faz o jornalista. O filme é baseado no livro de mesmo nome do filme, escrito por Steve Lopez, nome real do jornalista.

Este é um dos melhores filmes que já vi, e conta com a atuação impagável da dupla principal, que mostra como uma amizade sincera pode ajudar a superar uma doença mental.

Os Fantasmas de Scrooge


E o quarto filme a ser mencionado, mas não o pior, é essa bela peça cinematográfica chamada Os Fantasmas de Scrooge, baseado no livro A Christmas Carol, de Charles Dickens.

O filme foi escrito e dirigido por Rober Zemeckis, com Jim Carrey fazendo os papéis principais: Ebenezer Scrooge, o personagem principal, quando velho, e ele mesmo quando jovem e de meia-idade; e os três fantasmas.

A novidade nessa estória é que o filme foi feito através da captura de performance, que é a técnica utilizada em filmes como O Expresso Polar e Beowulf, desse mesmo diretor. Vale a pena ver. E olha que já li o livro e já vi outras versões cinematográficas dele, mas me surpreendeu.

Sempre é bom rever a lição do que a mesquinhez pode fazer com uma pessoa, que se vende ao capital, pra não nos esquecermos dos reais valores humanos da amizade e compaixão.