sexta-feira, 23 de julho de 2010

Debate entre presidenciáveis será transmitido via internet

No dia 18 de agosto de 2010, UOL e Folha de São Paulo promoverão um debate entre os candidatos a Presidente da República Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), cujos representantes assinaram acordo para isto hoje.

O debate será transmitido ao vivo pela internet.

Esse evento ocorrerá no teatro Tuca, em São Paulo, às 10h30. Os três candidatos debaterão por duas horas. A metade do debate será entre eles, com perguntas mútuas, com um moderador controlando o tempo. Na segunda metade, todos os candidatos responderão perguntas de internautas, que enviarão suas perguntas em vídeo (esse processo já está aberto).

E ao final, haverá perguntas dos jornalistas do UOL e da Folha.

Com o intuito de ter um processo totalmente democratizado, todos os meios de comunicação que tenham interesse poderão transmitir o áudio e o vídeo do debate, tanto os de internet quanto os tradicionais, de rádio e TV.

O critério de UOL e Folha para a participação dos candidatos foi ter no mínimo 10% de intenção de votos em pesquisa do Datafolha; neste caso, apenas os três candidatos citados alcançaram esse parâmetro.

Mais informações sobre o evento neste link, inclusive sobre o envio de perguntas em vídeo.

***

E é claro que não basta noticiar um evento. É preciso ter espírito crítico, ainda mais nestes tempos de pobreza ética na política. Quem eu achava que seria um primor de ética, como o Dep. Indio da Costa, relator do Projeto Ficha Limpa, já deu suas derrapadas, acusando a candidata do governo de ligações com as Farcs da Colômbia. Ora, se é pra acusar, que seja com provas, se não, são acusações vazias, apenas para chamar a atenção na campanha e enganar eleitor em comícios, regados a empolgações momentâneas e esquecimentos perenes.

Eu mesmo caí na lábia do Lula no primeiro mandato, quando fui convencido que ele realmente apoiaria a cultura e votei nele. E como já falei várias vezes, logo que empossado, ele taxou a importação de livros. Daí cessei meu apoio a ele. Se há algo que temos que fazer, os eleitores, é aprender com os próprios erros, e não deixar passar as afirmações de campanha dos candidatos, e seguir depois o mandato deles pra ver se estão cumprindo.

Nas últimas eleições, quando recebi um sem número de emails de políticos, questionei a todos sobre a questão das crianças de rua cheirando cola, além de entrar nos sites dos principais partidos para inquiri-los sobre a questão. O resultado foi absolutamente nulo, nem um candidato respondeu á minha pergunta, e consequentemente, nenhum deles recebeu meu voto.

Assim, continuarei minha vigília a esses falastrões, que ficam batendo boca entre si pra enganar os eleitores, acreditando que eles são realmente diferentes. Quero ver na prática, que, aliás, já está mostrando que, de saída, eles cometem atos ilegais: vários deles já foram penalizados pelo TSE por irregularidades na campanha, inclusive o atual presidente, por usar a máquina pública e sua posição para isso.

E enquanto isso, ninguém sabe o que eles realmente pretendem fazer com relação aos problemas brasileiros.