quinta-feira, 3 de junho de 2010

Continuação da novela BrTurbo / BrasilTelecom



Caros leitores,

para quem tiver saco pra ler este artigo,

e todo cidadão devia, já que o que aqui relato

faz parte da NOSSA cobrança por nossos direitos,

que DEVIAM nos ser assegurados pela Constituição

Brasileira, conforme está escrito nela e já divulguei neste blogue,

vou descrever a continuação do que relatei nos artigos anteriores.

Pois bem, depois de tudo que descrevi de minhas ligações

para a BrTurbo e BrasilTelecom,

DE NOVO, depois de eu ter cancelado o serviço de antivirus

que JÁ TINHA SIDO embutido na minha conta

sem ter sido pedido,

DE NOVO, o serviço JÁ CANCELADO

está sendo COBRADO DE NOVO

na conta DESTE MÊS!

Depois de muito argumentar com a atendente hoje

da BrTurbo, por sinal a atendente de hoje foi uma pessoa

simpática e sensata, ela me disse que a BrTurbo

faz SIM RESSARCIMENTO DE COBRANÇAS INDEVIDAS,

exatamente o contrário do que me tinha afirmado

a atendente anterior no dia 14 de abril.

E que um procedimento para isso (NEGADO PELA ATENDENTE ANTERIOR,

QUE GARANTIU QUE A EMPRESA NÃO FAZ ISSO, criando uma briga entre

cliente e empresa), que é um protocolo

de retificação, foi registrado hoje, pela atendente ***,

sob o código D56271CABE.

Ela me disse que a empresa dará uma resposta sobre o

problema em 3 dias (ligarei no dia 10/05).

Notem bem: eu não estou afirmando que a atendente de hoje

está correta e a da outra vez não, apenas estou ressaltando

o fato de que

HÁ CONTRADIÇÃO NO PROCEDIMENTO DE ATENDIMENTO

AO CLIENTE.

E a BrTurbo precisa saber disso, pois seus dirigentes precisam

saber quem andam contratando e como estão treinando seus funcionários.

Agora, eles que devem saber mesmo se esses problemas são oriundos

de funcionários insatisfeitos com o ambiente de trabalho,

ou se é política da empresa tratar seus clientes de forma

contraditória para deixá-los LOUCOS!

A questão para mim se resume ao seguinte: lutar pelos meus direitos.

Podem me chamar de mesquinho ou pobre, por requerer o ressarcimento de meros R$ 7,90 por 3 meses (mas quando você estiver desempregado,

você vai ver que R$7,90 paga um belo almoço, aquele que você não vai comer hoje!).

A questão não é esta.

A questão é:

DE QUANTOS CLIENTES ESTÃO SENDO FEITAS ESSAS COBRANÇAS INDEVIDAS E POR QUANTO TEMPO?

Uma coisa é uma empresa "errar" com 1 cliente 1 vez,

outra bem diferente é "errar" com, hipoteticamente,

500 mil clientes várias vezes.

Não afirmo que isso seja o caso aqui,

mas afirmo que está acontecendo comigo.

E não é a primeira vez que isso acontece no âmbito da BrasilTelecom,

já que cancelei uma linha anteriormente por problemas semelhantes.

(Aliás, o problema começou desde o tempo da CRT, que me vendeu

uma linha sem haver disponibilidade para tal, e passou mais de 6

meses me enrolando até me dizerem que não tinham linha disponível;

que foi quando entrei com um processo no PROCON contra eles,

e eles tiveram que desativar linhas de telefones públicos para fazer as

instalações nas residências, que eu não fui o único prejudicado.)

Voltando então às contas sobre cobranças indevidas:

multipliquemos os R$ 7,90 por 500.000 e verão o tamanho

da fortuna que PODE SER amealhada através de cobranças indevidas.

O que podemos fazer é NUNCA DEIXAR PASSAR COISAS DESSE TIPO

EM BRANCO, ENCHER O SACO DAS EMPRESAS POR QUALQUER 5 CENTAVOS QUE COBREM A MAIS DE FORMA INDEVIDA.

O filme Ghost trata de um problema assim: um funcionário de instituição

financeira desvia alguns centavos de milhares de clientes,

um golpe praticamente imperceptível,

pois a maioria absoluta das pessoas não vai reclamar

de 5 centavos debitados de suas contas.

Por isso ele assassina o colega que descobre o golpe.

Enquanto isso, alguém está enchendo os bolsos.

A pergunta é: QUEM?

Esta resposta ninguém sabe, pois a maioria não reclama,

nem a polícia investiga, e os legisladores

deste país estão ocupados demais em viagens internacionais

para se dedicarem a fazer algo pela nação.

Mas a resposta sobre QUEM paga essas contas,

certamente TODOS SABEM:

SEMPRE É O CONTRIBUINTE, O CLIENTE, O COMPRADOR!

***

p.s. o mais curioso de tudo: depois de finalmente eu encontrar um atendente

da BrasilTelecom que me tratou com todo o respeito, cordialidade e paciência, um cidadão chamado Rubens, que me explicou toda a questão

e me ensinou como buscar meus direitos junto à BrTurbo,

passei para o setor de pesquisa de satisfação de clientes.

Mas aí, passei 5 MINUTOS (MARCADOS NO RELÓGIO) OUVINDO MÚSICA

E NINGUÉM ME ATENDEU PARA EU PARABENIZAR O ATENDIMENTO DE UM FUNCIONÁRIO!

E depois eu liguei de novo, pra pedir uma mudança de planos,

convencido pelo Rubens a continuar com o serviço (pois eu pretendia

cancelar também a linha telefônica),

e DE NOVO PASSEI 5 MINUTOS OUVINDO MÚSICA E NADA!

Acho que não é só Brasília que tem SETORES FANTASMAS em seus domínios!

Que fique mais uma vez registrado que há um cidadão chamado Rubens

na BrasilTelecom que é sensato e respeitoso!

Como eu disse a ele, faz muito tempo que alguém não me atende assim

por telefone. O mesmo eu disse pra moça da BrTurbo.

Mas eles são EXCEÇÕES ABSOLUTAS DENTRO DESSE DESERTO

DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO.

E só mais uma coisinha, pra saberem que sou chato mesmo:

não há uma lei que limite a espera de atendimento a 1 minuto?

Ou é só em São Paulo?

***

(Atualização do caso em 22/02/2011: um amigo me alertou que o limite de espera em 1 minuto tem alcance nacional; mas eu mesmo já liguei 2 vezes para a ANATEL para reclamar desses problemas e esperei MAIS de 5 minutos em cada vez e não fui atendido!

Se eles duvidarem, eu dou meu número de telefone e eles que confiram o registro de chamadas, para ver o deboche que esse órgão faz com aqueles a quem eles deviam proteger.

Com um órgão fiscalizador desses, estamos num mato sem cachorro. É cada um por si.

Falando nisso, como este caso foi adiante e eu cancelei a linha da BrTlcom/Oi, junto com a internet, e houve vários problemas, que não foram resolvidos via Procon, reuni toda a papelada e estou entrando na Justiça contra a BrasilTelecom, já que eles não aceitaram nenhum tipo de negociação em nenhum nível, dizendo que nenhuma decisão da Justiça está acima de uma regra da Anatel.

Imagina, a Anatel não cumpre nem suas próprias regras, veja lá o que manda a Justiça. Mas, uma hora isso vai acabar, pois, a exemplo de muitos outros cidadãos, eu vou até o fim nisso, e não aceito pagar um único centavo a mais do que devo e vou cobrar o que me foi tirado.)