segunda-feira, 12 de abril de 2010

As dez cidades mais perigosas do mundo

CNN publicou uma matéria na qual lista as dez cidades mais perigosas (ou mais violentas) do mundo, de acordo com quatro fontes: o relatório da Mercer (empresa de consultoria), o relatório sobre índice de assassinato da Foreign Policy magazine, relatórios da Forbes e da instituição de observação da segurança pública Citizen’s Council for Public Security.

Essas fontes indicaram que as dez cidades mais perigosas do mundo são (sem especificar nenhuma ordem em particular para a lista, exceto que foram citadas com base em estatísticas de homicídio, relatórios da mídia e força policial):

Bagdá (capital do Iraque, é também a capital da violência no mundo);

Caracas (capital da Venezuela);

Detroit (a cidade mais perigosa dos Estados Unidos em 2009);

New Orleans (cidade com o maior número de homicídios nos EUA em 2008);

Ciudad Juarez (no México);

Karachi (Paquistão; por causa dos ataques terroristas e bombas);

Cidade do Cabo (na África do Sul);

Moscou (Rússia; a cidade menos segura da Europa);

Kinshasa (República do Congo: o local menos seguro da África em termos pessoais);

Beirute (Líbano: tem se tornado um local muito violento nos últimos anos).

A surpresa, para mim, é não haver cidades brasileiras na lista, e ter duas norte-americanas entre as mais violentas do mundo. Por aqui parece que os desastres naturais estão matando mais gente que os crimes. Eu também não sabia que Caracas é uma cidade violenta. Também não há cidades da Índia, China ou outros países super-populosos da Ásia nessa lista das dez mais. Mas Bagdá e Karachi eram esperadas, por causa da guerra incessante que acontece por lá.